Você está visualizando atualmente Empreendedorismo feminino é destaque no Enbra

Empreendedorismo feminino é destaque no Enbra

O empreendedorismo feminino movimentou o 28º Encontro Brasileiro de Administração realizado entre os dias 04 e 6 de outubro em Belo Horizonte, Minas Gerais. As administradoras marcaram presença  em mesas redondas e com a exposição de casos de sucesso.  Na avaliação da Coordenadora da Comissão Adm Mulher do Conselho Federal de Administração, Rita Silveira, os debates e as apresentações superaram as expectativas, a começar pelos resultados do Fórum Nacional das Mulheres Profissionais de Administração, realizado no segundo dia do evento. Segundo a conselheira federal pelo Ceará, a ocasião permitiu conhecer as realizações em todo o País e as ações previstas para o próximo ano.

“Para nós é uma grande realização estarmos hoje com 26 comissões regularmente oficializadas por seus presidentes. Foi muito motivador também ver o entusiasmo de todas as coordenadoras, que puderam trocar ideias e trazer iniciativas novas, avançadas; sempre visando a qualificação da mulher profissional de administração para o mercado de trabalho, pensando nas tendências atuais; o que sabemos que dará muito resultado para as nossas registradas e atrair outras mulheres aos CRAs para fazerem parte deste grupo. É um grupo que constrói muita coisa”.

Em mesa redonda, a conselheira lembrou que a Comissão Adm Mulher tem por objetivo proporcionar campo de atuação e preparação profissional; bem como contribuir para a formação das tecnólogas e das mestres e doutoras da Ciência da Administração, e facilitar a inserção no mercado de trabalho.  Rita Silveira também adiantou as ações previstas do grupo, que possui representantes de diversas regiões brasileiras. Além do Enbra, a comissão tem participado dos Encontros Regionais de Administração pelo País (Erpas) e atua em parceria com outros órgãos e conselhos profissionais. Entre as novidades em implantação está a criação do Observatório da Mulher Profissional de Administração.

“O observatório vai levantar dados porque sem dados não podemos oferecer trabalhos de qualidade. Como trabalhar sem saber onde está a necessidade?  Então uma nova equipe estará trabalhando nesta conexão. Nós somos hoje 23% dos registrados no Conselho Federal de Administração, 161 mil mulheres que podem e devem oferecer mais”.

Cases de sucesso

Durante o Enbra, administradoras de vários cantos do país apresentaram os seus cases de sucesso e exemplos de oportunidades para atuação das mulheres trabalhadoras. A mestre em administração, Alice Dantas, conselheira suplente do Conselho Regional do Rio Grande do Norte, apresentou a sua empresa Inovatix Mulher. O empreendimento oferece Certificação de Responsabilidade Social a empresas que adotam medidas de incentivo ao diagnóstico de câncer de mama, bem como ao tratamento e facilitação no retorno dessas mulheres ao trabalho. 

Vítima da doença descoberta em 2020, Alice verificou a dificuldade vivenciada por esse público após o processo de recuperação. A partir daí, ela identificou as possíveis vantagens para empresas com foco em políticas de ESG e sustentabilidade e passou a oferecer o produto por meio da sua startup.

“Vantagens competitivas pelo produto pioneiro no mercado; as parcerias que nós temos com entidades que trabalham tanto com apoio de informação, como conhecimento e aceleração, além da imagem positiva no mercado pelo apoio social. Por meio desse programa 533 vidas já foram impactadas com a certificação Inovatix Mulher”. 

A iniciativa premiada está entre os mais inovadores do País na área da saúde.  Outro exemplo de sucesso foi apresentado também pela administradora Nicéia Wünsch. Ela está à frente do programa EMA, voltado ao incentivo e capacitação das mulheres ligadas ao agronegócio.

“Elas ainda estão nos primórdios no agronegócio e não enxergam oportunidades ao seu redor e têm muita dificuldade para encontrar uma solução de renda, por exemplo. Observando esse cenário percebemos que tínhamos que fazer alguma coisa. Aí surgiu o programa EMA. O nosso objetivo é fazer com que elas tenham oportunidade e possam olhar para essas oportunidades como uma forma de renda e possibilidades”.

Dia da Mulher Profissional de Administração

O Enbra também foi palco para o lançamento oficial pelo vice-presidente do CFA, Gilmar Camargo, do Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração, aprovado na última plenária do CFA. A proposta da conselheira federal por Pernambuco, Adriana Rodrigues, foi aproveitada em âmbito nacional por meio de uma parceria com a Adm Mulher. A data escolhida, 23 de agosto, é alusiva à inscrição no sistema da primeira mulher administradora no Brasil.