Em reunião, presidente da Azul aceita convite do CFA para participar do evento

Em reunião, presidente da Azul aceita convite do CFA para participar do evento

O Conselho Federal de Administração (CFA) começou os preparativos para a elaboração do próximo planejamento estratégico do Sistema CFA/CRAs. O plano para o quadriênio 2019/2022 será o tema central do Seminário de Reflexões Estratégicas. O evento realizado pelo CFA acontece nos dias 30 e 31 de agosto, em Brasília.

Participarão do Seminário os conselheiros federais, os presidentes dos Regionais e colaboradores do CFA. A proposta é gerar insumos estratégicos com vistas a elaboração do próximo planejamento estratégico. “Trata-se de um evento de suma importância, pois ele vai nos permitir refletir sobre o nosso futuro”, explicou o diretor de Formação Profissional do CFA, Mauro Kreuz.

Com o tema “Para onde vai a administração e onde devemos ir”, o Seminário terá a presença do presidente executivo da Azul Linhas Aéreas, José Mario Caprioli. Ele aceitou o convite da autarquia para participar do evento após reunião realizada com Mauro Kreuz. “Ele é administrador e vai falar como a ferramenta do planejamento estratégico é poderosa quando bem utilizada para o desenvolvimento das empresas e instituições e como, via planejamento estratégico, eles estão fazendo uma revolução na Azul”, afirmou o conselheiro.

Já é tradição do CFA convidar CEOs importantes para participar de eventos do tipo. No seminário passado, a autarquia trouxe o ex-presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini. De acordo com Mauro, a ideia é mostrar que o planejamento estratégico não é um componente decorativo que você faz e bota na gaveta. “Ele, se bem elaborado e bem experimentado, gera impactos extraordinários e os exemplos desses executivos falam por si”, falou.

Metodologia

O Seminário de Reflexões Estratégicas utilizará a metodologia do Oceano Azul, a mesma usada na edição passada do evento. Esse método é um conceito apresentado em um livro que tem o mesmo nome. A obra diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.

Nesse sentido, o Seminário levará os participantes a pensarem sobre as ações que o Sistema tem desenvolvido. Atividades que demandam energia e recursos, por exemplo, e que não geram o impacto desejado, e ações que precisam de mais atenção por conta do retorno que proporcionam estarão na pauta do evento.

“A ideia é fazer reflexões estratégicas usando essa metodologia, gerando insumos que vão embasar a elaboração do mapa estratégico dos próximos quatro anos. O mapa materializa o planejamento estratégico”, disse Mauro Kreuz.

A palestra do Caprioli abre o evento para gerar a inspiração necessária que levará os participantes a pensarem no planejamento estratégico do Sistema. Depois da palestra, os  participantes farão trabalho em grupos.

 

Assessoria de Comunicação CFA

Fechar Menu