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Editorial RBA 148 – O que já é possível inferir sobre 2022

O meio do ano chegou e já é possível fazer um balanço do primeiro semestre, ver aquilo que foi positivo e o que é preciso melhorar. O lado bom disso tudo é que ainda há a outra metade do período para reformular aquilo que não deu certo e corrigir.

Em meio a tantos eventos em 2022, tais como eleições e Copa do Mundo — que mobiliza milhões de brasileiros — fica uma pergunta: como está o Brasil hoje?

Projeto estratégico de nação, até agora, ninguém propôs. Enquanto isso, a população segue com sonhos e pensamentos positivos que são peculiares aos perfis dos brasileiros, ainda que a maré não esteja boa.

Na tentativa de olhar para frente e prospectar o melhor para o Brasil, a RBA e o CFA seguem com seus papéis propositivos de mostrar a importância da gestão para o país e convidar o leitor a refletir sobre diferentes temas. Em dois conteúdos desta edição, o papel da administração pública é discutido, tanto na entrevista especial quanto na matéria sobre o novo gestor público.

Além desses dois temas fundamentais, sobretudo em época de eleição, a RBA apresenta quais são as macrotendências de mercado para os anos de 2022 e 2023 (matéria de capa). Se você nunca ouviu falar em cybertopia, altermundo e pluriverso, é hora de aprender, pois tudo indica que eles já são tendências de mercado e de novos comportamentos do consumidor.

Na matéria ‘O mapa do Turismo’, os leitores verão quais foram as soluções encontradas por trabalhadores do setor para recuperar o fôlego depois da pandemia, assim como novas formas de inovação e gestão. O setor foi um dos mais prejudicados durante o lockdown, porém deu exemplo de superação na janela que se abriu após a reabertura do comércio e das viagens pelo país.

Outra matéria sobre mercado, e de extrema pertinência, diz respeito à falta de padronização no tamanho de roupas no Brasil. Quem nunca teve dificuldade, entre uma marca e outra, de encontrar a peça ideal exatamente por causa disso?

O Brasil perde inúmeras oportunidades de negócios, dentro e fora do país, e é comum as empresas terem produtos devolvidos em virtude de o consumidor não saber qual número servirá nele, sobretudo em compras via internet. Além de levantar a problemática, a matéria traz ainda como o problema foi resolvido no exterior.

Já no quesito tecnologia, a empregabilidade é discutida na forma de metaprofissões. O surgimento do Metaverso aqueceu o mercado de trabalho com aparição de novas funções e cargos, bem como necessidades e questionamentos sobre o futuro, caso o novo mundo virtual se concretize.

Assunto correto, sem muito alarde, a inteligência artificial (IA) já está entre nós e também é tema desta edição da RBA. Presente em nossos smartphones, TVs e também nos setores de comércio, indústria e serviços, ela facilita nossas vidas, entretém e pode virar oportunidade de negócio para quem abstrair suas infinitas possibilidades.

Ainda sobre a IA, uma das áreas que mais se beneficiou da tecnologia foi a logística. Nas páginas a seguir você verá um pouco de como a logística mudou o sistema de produção nas fábricas e teve papel fundamental na evolução das compras on-line, sobretudo durante a pandemia.

Do processo Just in Time (JIT), passando pelo produto mínimo viável (PMV), customização em massa até o que é postponement, o leitor saberá o que são tais conceitos, como eles funcionam e suas potencialidades. Não menos importante, como tudo isso está ligado à produtividade também será abordado a seguir.

Outras matérias de destaque que merecem atenção são O Grande Reset e o que a guerra tem a ver com gestão. O primeiro item é assunto do ‘Fórum Econômico Mundial’, há dois anos consecutivos, e levanta questão sobre mudanças urgentes que devem ser promovidas nas áreas ambientais, econômicas e sociais.

As consequências da Guerra entre Ucrânia e Rússia também são avaliadas na atual edição. Quesitos como negociação, estratégia, previsão de riscos e outros preceitos da administração são analisados sob a ótica da atual guerra que ceifa vidas, corrói empregos e a economia: não apenas dos dois países, mas também de outras nações com quem ambas têm negócios e relacionamento.

Não menos importante, a atual edição aborda também o Greenwashing (embuste mercadológico sobre o meio ambiente) que já não passa despercebido. Com o apelo socioambiental em torno da preservação do planeta, há empresas que se aproveitam da causa para vender falsamente uma filosofia que não pratica, e mais: lucrar com isso.

Grandes temas, reflexão, atualidades e, claro, administração. Seja convidado nessa viagem pela RBA 148.

 Mauro Kreuz – presidente do Conselho Federal de Administração (CFA)