No momento, você está visualizando Do humano ao digital: como a Inteligência Artificial está transformando a Administração

Do humano ao digital: como a Inteligência Artificial está transformando a Administração

A programação do segundo dia do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sudeste (Erpa Sudeste 2025) começou com a palestra “IA – Aumento da Potência Humana – Uso Efetivo do Profissional de Administração”, conduzida por Edson Alves, CEO da Melt Comunicação e executivo sênior de Marketing Digital no Walmart. O encontro acontece em Belo Horizonte, no espaço Unimed, e é promovido pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) e pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

O debate foi apresentado pelo Adm. Fábio Lúcio Costa, presidente do CRA-PA, que destacou a relevância do tema para o futuro da profissão. “A Inteligência Artificial não é apenas uma ferramenta, mas um meio para potencializar as habilidades humanas e abrir novas oportunidades para os administradores”, afirmou.

Durante sua fala, Edson Alves trouxe conceitos básicos de IA a fim de nivelar o conhecimento do público presente na palestra. O palestrante também mostrou o impacto da IA nos processos organizacionais e na gestão estratégica.

“O futuro não é de substituição, mas de colaboração. A tecnologia amplia o alcance do profissional de Administração, que deve estar preparado para conduzir essas mudanças”, destacou.

Edson ressaltou, ainda, que a IA passa por vários estágios, que vai do básico ao avançado, sendo este último muito presente em carros autônomos.

Para exemplicar, Edson mostrou um vídeo que ele gravou enquanto andava pelas ruas de Belo Horizonte com um carro da Tesla.

Ao final, ele e Fábio mostraram, na prática, como criar um robô com a IA. Em sequência, eles responderam perguntas do público.

A palestra deu o tom inovador da programação do Erpa Sudeste 2025, que tem como tema central “Gestão de Mudanças, Adaptabilidade, Negócios e Oportunidades” e reúne estudantes, profissionais da Administração, gestores públicos e autoridades da área.

Ana Graciele Gonçalves 

Assessoria de Comunicação CFA