Você está visualizando atualmente Direx debate projetos e parcerias durante reunião, em Belém (PA)

Direx debate projetos e parcerias durante reunião, em Belém (PA)

Diretores das sete Câmaras Institucionais do Conselho Federal de Administração (CFA), cada uma com as respectivas competências estabelecidas no Regimento Interno, participaram do encontro dos membros da Diretoria Executiva, no domingo (25). A reunião aconteceu no Hangar – Centro de Convenções & Feiras de Belém (PA). Local que vai receber, nesta semana, o XVII Fórum Internacional de Administração.

Também estavam presentes à reunião da Direx o presidente do CRA-PA, anfitrião Fábio Lúcio de Souza Costa; e presidentes dos seguintes Conselhos Regionais: Rogério Elói Gomes Bezerra (CRA-MS); Jorge Cabral (CRA-SE); Hélio Tito (CRA-MT); e Jaylson Franklin Nunes (CRA-MA).

O presidente do sistema CFA/CRAs, Mauro Kreuz, conduziu a análise dos temas. Ele abriu a reunião com as considerações e reflexões da conjuntura e falou a respeito da proximidade do maior encontro internacional de administração.

Os detalhes sobre o XVII FIA foram atualizados pelo diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos, Administrador Gilmar Camargo de Almeida. E pelo anfitrião Fábio Lúcio que fez um panorama de contagem regressiva

Na ocasião, seguindo a ordem do pauta o diretor Adm. Fábio também comunicou a respeito de uma reunião com secretários de Joinville (SC). A respeito do Programa de Integridade e Compliance, Fábio Mendes explicou que o projeto de RN já foi encaminhado para orientações técnicas. O tema será debatido na próxima reunião da Direx, segundo o diretor.

Tema importante para a categoria, o Código Brasileiro de Atividades da Administração também foi debatido na reunião. A diretora da Câmara de Formação Profissional, Administradora Cláudia de Salles Stadtlober prestou informações sobre as propostas da FIA, FGV e da UnB para execução dos serviços estabelecidos no projeto básico CBA. 

A diretora também falou sobre o andamento da fase qualitativa da Pesquisa Nacional dos Profissionais de Administração 2022. A abordagem é por Reuniões em Profundidade e Reuniões de Grupo. A etapa da pesquisa quantitativa será por meio eletrônico.

Cláudia também apresentou aos demais diretores das Câmaras o Plano de Ação para 2022-2023, para o Programa do Curso de Responsabilidade Técnica nos Cursos da Administração e falou sobre os andamentos do projeto MPES – multiplicadores. 

 

Resultados

O encontro da Direx também foi oportunidade para os diretores conhecerem os resultados das ações da Câmara de Comunicação e Marketing. O diretor Administrador Diego Cabral Ferreira da Costa falou do sucesso que foi a Campanha do Dia do Profissional de Administração e apresentou em números os impactos nas mídias do CFA. Diego também mostrou ações da Comissão de Comunicação do Fórum dos Conselhos.

Para encerrar a pauta de debates, o diretor da Câmara de Administração e Finanças, Administrador Francisco Rogério Cristino apresentou a planilha do controle de recebimento de balancete/ cota-parte e detalhou a disponibilidade financeira da autarquia. Também foram discutidos outros assuntos financeiros em geral.

 

RIADM

Novidade que será anunciada durante o XVII FIA, a Rede Internacional da Administração também foi apresentada à Direx. O diretor da CRIE, Adm. Gilmar  explicou o funcionamento desse sistema em rede.

Por fim, os membros debateram sobre anteprojetos previstos em Resoluções Normativas do CFA que envolvem questões de registro e egressos de campos conexos e concluíram o encontro com a fala do Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro, Administrador Carlos Alberto Ferreira Jr, sobre os informes dos Encontros Nacionais de Fiscais temáticos.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação CFA.