Celebrado na segunda quinta-feira do mês de novembro, o Dia Mundial da Qualidade, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, já é reconhecido como patrimônio mundial. A data é comemorada anualmente desde 1990 e, em 2025, cai dia 13.
Neste ano, o tema “Qualidade: Pense Diferente” incentiva organizações, equipes e indivíduos a desafiarem os métodos tradicionais de gestão da qualidade e a adotar novas abordagens para promover a excelência em um mundo cada vez mais dinâmico.
“A ideia é inovar para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades do cenário atual, que inclui avanços como inteligência artificial e robotização, além de incentivar a reflexão sobre como fazer essa implementação com disciplina e de uma forma mais intensa” destacou o Adm. Gilmar da Silveira, responsável pelo Escritório da Qualidade do Conselho Federal de Administração.
Com práticas documentadas, padronizadas e monitoradas, a autarquia está atenta à importância da qualidade, garantindo a previsibilidade da execução de todas as suas atividades. A estratégia é fundamental para melhorar os processos produtivos com o objetivo de assegurar que os produtos e serviços ofertados aos profissionais de Administração registrados não só atendam os padrões mínimos de qualidade como sejam aperfeiçoados.
Essa qualidade é atestada pela ISO 9001, norma de referência e padrão internacional que especifica requisitos para sistemas de gestão da qualidade, como bem lembra o responsável pelo Escritório da Qualidade do CFA.
“Obter uma qualidade dos produtos e serviços, como no caso da ISO 9001, evita retrabalho, desperdício e traz ganho de tempo. De forma externa, isso também vai valorizar e trazer credibilidade para a organização. Com uma certificação de qualidade, ela é melhor vista no mercado, com reconhecimento tanto nacional quanto internacional”, pontuou.
Para obter e renovar a ISO 9001:2015, o CFA é auditado de acordo com todos os requisitos internacionais de qualidade estabelecidos pela norma . O processo de avaliação para a certificação inicia-se com um diagnóstico.
“Neste ano, a consultoria identificou 42 ações de aprimoramento do sistema de gestão da qualidade que estão sendo trabalhadas. Nós acompanhamos também a auditoria do organismo certificador, que nos deu uma visão da avaliação externa. E, a partir daí, nós iniciamos as ações de melhoria que serão implantadas”, esclarece Marisalvo da Silva, consultor da Atual Consultoria Organizacional e Soluções Inovadoras.
O CFA é certificado em todos os processos considerados no escopo “regulamentação, fiscalização e promoção do exercício da profissão do administrador prestado por pessoa física e jurídica”. O também consultor da Atual Consultoria Organizacional e Soluções Inovadoras, Eduardo Lima, explica que a International Organization for Standardization (ISO) estabelece oito pilares sobre os quais a qualidade nas empresas e organizações devem se apoiar.
“Princípios como foco no cliente, tomada de decisão baseada em fatos e dados, melhoria contínua, engajamento das pessoas. Sem as pessoas não existe organização. Por mais que algumas atividades sejam executadas por máquinas, você precisa ter pessoas capacitadas para executar e essas pessoas têm que estar engajadas. Um outro princípio é liderança, ou seja, os gestores precisam liderar esse processo, demonstrar que é importante”, exemplificou.
Outros princípios são: gerenciamento por processos; visão sistêmica na gestão da qualidade; e gestão de relacionamento com fornecedores, apoiadores e o público interno.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA
