Debate Qualificado: tema irá discutir orçamento público no presidencialismo

Debate Qualificado: tema irá discutir orçamento público no presidencialismo

Na próxima quinta-feira (13), às 9h30, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizará a última edição do Debate Qualificado deste ano. O tema do evento, “Orçamento Público no presidencialismo de coalizão”, será abordado pela doutoranda em Finanças Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e procuradora do Rio de Janeiro, Vanessa Siqueira.

Ao iniciar a palestra a procuradora vai revelar o que a impulsionou na escolha do tema. Segundo Vanessa, o assunto precisa ser discutido por conta da desigualdade de rendas, principalmente no Brasil que lidera a maior concentração delas.

“Em época de campanha eleitoral vem à tona a questão da desigualdade de rendas. O Brasil é um dos países campeões em concentração de rendas. Muito se prega no sentido de que o combate à concentração de rendas deve se materializar pela via da tributação, cobrando-se mais pesadamente aqueles que ostentam signos de manifestação de riqueza mais robustos. Em parte, não discordo. No entanto, não se pode deixar de considerar que a verdadeira sede da redistribuição de rendas é o orçamento”, disse Vanessa.

O Debate Qualificado é um projeto do CFA, coordenado pela Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE) e realizado durante as reuniões plenárias da autarquia. A intenção do debate é promover a discussão de temas sociais e o compartilhamento de conhecimento na área da ciência da Administração.

E mais

Ainda durante o dia, conselheiros federais e a diretoria do CFA terão outra palestra, cujo tema discutirá o valor da carteira de estudante na vida acadêmica de graduandos em Administração. “A importância [da palestra] é aproximar os estudantes dos Conselhos e oferecer a eles serviços e benefícios para que compreendam o valor que tem um CRA”, disse o chefe da Assessoria de Relações Acadêmicas do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), Raphael Monteiro.

Tanto o Debate Qualificado quanto a palestra serão transmitidos ao vivo pelo CFAPlay e pelas plataformas digitais da autarquia, e podem ser acompanhados pelos profissionais de Administração de todo o país.

Assessoria de Comunicação CFA

Fechar Menu