Você está visualizando atualmente Curso capacitará profissionais que buscam certificação

Curso capacitará profissionais que buscam certificação

O comitê do Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs se reuniu na última quarta-feira, 31. O encontro da equipe aconteceu no Conselho Federal de Administração (CFA), idealizador do programa.

Participaram da reunião o vice-diretor de Formação Profissional do CFA, Mauro dos Santos Leonidas; o consultor da FGV Projetos, Edmundo Maia de Oliveira Ribeiro; o conselheiro regional do CRA-SP, Alberto Emmanuel Whitaker; o representante do Sebrae, Eraldo Ricardo dos Santos; e a coordenadora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Sueli Cristina Rodrigues de Moraes.

O comitê se reúne periodicamente para avaliar e fazer ajustes no Programa de Certificação Profissional. Este foi o terceiro encontro no ano e na pauta foi discutido detalhes como agenda do plano de ação do programa, as estratégias de divulgação, os formatos digital e impresso dos certificados expedidos pela FGV e a capacitação de profissionais para participarem do Programa.

Parceira do CFA na Certificação Profissional, a Fundação Getulio Vargas (FGV) é quem elabora e aplica a prova que afere o conhecimento dos profissionais de administração que querem obter o certificado. A avaliação, considerada de altíssimo nível, é composta de questões objetivas com diferentes níveis de complexidade.

Para ajudar os profissionais a terem êxito nessa prova, a FGV oferecerá cursos de capacitação voltados para os profissionais de Administração registrados com foco no escopo do Programa. O projeto piloto dessa iniciativa acontecerá em conjunto com o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF).

A meta inicial é atender 35 alunos. “Nosso objetivo é ajudar os profissionais oriundos de cursos que não são de primeira linha. O curso irá prepará-los para que alcancem o nível intelectual desejado para ser aprovado na Certificação”, explica Mauro Leonidas.

A longo prazo, o curso será replicado para os demais CRAs. O plano de ação do Programa prevê, ainda, o estabelecimento de parcerias com outras Instituições de Ensino Superior para oferecer capacitação para a prova do Programa de Certificação. 

Mauro conta que, ações como esta ajudará na divulgação do Programa para o público-alvo. “O profissional de administração deve sentir que a Certificação é um diferencial e, ao saber da capacitação, ele estará mais fortalecido e convencido da importância deste certificado para a sua vida profissional”, afirma.

 

Sobre a Certificação Profissional

Criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o Programa visa distinguir profissionais regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração por meio da aplicação de prova.

O Programa certifica profissionais de Administração nas áreas de Administração e Seleção de Pessoal – Recursos Humanos, Administração de Materiais – Logística, Administração Financeira, Administração Mercadológica – Marketing – Administração de Vendas e Administração da Produção.

Para obter a Certificação, é necessário fazer a prova da FGV.  Na ocasião, são cobrados assuntos relacionados à área do qual o profissional quer obter a Certificação. O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação.

As inscrições estão abertas durante todo o ano e podem ser feitas no site.certificacao.cfa.org.br . As provas são aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

 

Assessoria de Comunicação CFA