(CRA-SE) Termo de Cooperação Técnica será assinado entre o CRA e TCE

O presidente e conselheiros do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) realizaram nesta quarta-feira, 8, uma visita ao atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa, com a finalidade de apresentar a função do CRA, bem como buscar parcerias para as ações da fiscalização e para o projeto “Administrador na Gestão Municipal”.
O presidente, Adm. Carlos Eloy Filho enfatizou sobre a função do CRA, que além de fiscalizar o exercício da profissão de administrador, de uma forma geral é fiscalizar os serviços prestados pelos órgãos públicos. “Nós temos uma luta grande no estado de Sergipe, que é relacionado a questão das licitações”, que neste são publicados editais com o objetivo de contratação de empresas, empresas estas que prestam serviços no campo privativo do administrador, ou seja, devem ser registradas, logo a maioria dos editais não contemplam a exigência do registro no CRA, por parte das empresas participantes do processo licitatório.
Diante a necessidade de uma fiscalização mais efetiva, Eloy sugeriu ao presidente do TCE, uma parceria em que o Tribunal oficialize por meio de comunicados aos pregoeiros de órgãos públicos, sobre a exigência do registro no CRA, aos editais que contemplem o campo privativo do Administrador.
O fruto da visita resultou na parceria entre ambas as entidades, em que será assinado o termo de Cooperação Técnica, como medida de formalização da solicitação, bem como a assinatura do termo de Cooperação Técnica ao projeto “Administrador na Gestão Municipal”.
De acordo com o coordenador do projeto, o conselheiro Adm. Jamar Miranda, o projeto na prática, visa fortalecer o administrador no setor público como um agente transformador da realidade social e aumentar a profissionalização da gestão pública municipal e melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade.
Para o presidente do TCE, a expectativa é a que parceria proporcione a qualificação dos servidores, no âmbito dos municípios de Sergipe e a melhoria nos serviços prestados para a população. “Acho que nós vamos melhorar sensivelmente a qualidade dos serviços públicos a partir do momento em que nós colocarmos em prática os cursos e seminários que pretendemos fazer conjuntamente, a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou.


Participação

Também esteve presente, além do presidente e Adm. Jamar Miranda, o conselheiro Adm. Sidney Vasconcelos e a fiscal, Admª Cynthia Alves.

Fonte: CRA-SE, http://www.crase.org.br/noticias-termo-de-cooperacao-tecnica-sera-assinado-entre-o-cra-e-tce-973.html