You are currently viewing CRA-PB realiza evento para discutir os desafios da gestão pública

CRA-PB realiza evento para discutir os desafios da gestão pública

No último dia 30, o Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) realizou o V Fórum de Gestão Pública da Paraíba (Fogesp). Com o tema “Desafios da Gestão Pública frente a pandemia”, o evento virtual reuniu importantes nomes da gestão pública como prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores de diferentes municípios paraibanos, além de profissionais, estudantes e professores.

Entre as participações mais marcantes destacam-se as presenças do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do administrador doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Gustavo Nogueira. Outro ponto alto do Fogesp foi a premiação “Top 10 em Governança Municipal”, que usou os dados do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) para homenagear os municípios paraibanos que se destacaram na gestão pública.

O IGM-CFA foi apresentado pelo diretor de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP-CFA), Fábio Macedo. Na oportunidade, ele explicou a metodologia do Índice, estudo feito pelo CFA, por meio da CGP, que auxilia gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

Atualmente, a ferramenta abrange 5.569 municípios, com separação por clusters para agrupar e tornar o diagnóstico dos dados mais real.Houve, ainda, o acréscimo dos indicadores Saneamento e Meio Ambiente e das variáveis Taxa de Cobertura de Creche; IDEB 9º ano; Mortes no Trânsito e Tratamento de Esgoto. A nova metodologia também leva em consideração os outliers ou pontos fora da curva que são aqueles dados que se diferem de forma acentuada em relação ao grupo e, de forma prática, mostrou como a ferramenta funciona.

Municípios destaques

O “Top 10 em Governança Municipal” da Paraíba destacou as cidades de Boa Vista, Cabedelo, Guarabira, João Pessoa e Sumé. Elas foram premiadas pela pela terceira vez consecutiva uma vez que, nas edições de 2017 e 2019 do Fogesp elas também foram destaques. O coordenador da Comissão de Gestão Pública do CRA-PB, André Coelho, considerou a edição de 2021, mesmo que de forma remota, em virtude da crise sanitária mundial, um sucesso absoluto.

Segundo ele, o evento contou com a participação de agentes públicos, alvo das efetivas atividades da equipe que compõe a Comissão e do próprio CRA-PB. “O V Fogesp é um grande evento voltado para a gestão pública da Paraíba, que reúne gestores, agentes políticos, Administradores, além dos estudantes para debater, discutir e a temática escolhida desse ano não poderia ser mais pertinente. Falar sobre a pandemia e os desafios da gestão pública, que na nossa avaliação é a força motriz para a retomada do crescimento, é fundamental. Fica a torcida para que em 2022, em formato presencial, possamos realizar mais uma vez o Fogesp, que marca o calendário da gestão pública na Paraíba.”, disse.

Já o presidente do CRA-PB, César Emanoel Barbosa de Lima, falou da importância do evento para consolidação das ações do CRA-PB em prol da sociedade paraibana e dos profissionais da Administração. “O Fórum, na sua quinta Edição, reafirma o compromisso do nosso Conselho para com os interesses da Gestão Pública e dos Profissionais da Administração, em buscar a valoração e adequação de pastas como Planejamento, Finanças, Licitação, Orçamento, Gestão de Pessoas, dentre outras, à competências e qualificação dos Administradores. E, na oportunidade, desafiou os prefeitos presentes a contratar um profissional da administração, e transformou os seus mandatos em excelência de capital social”, afirmou.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA

Com informações do CRA-PB