Você está visualizando atualmente Gestão Pública: CRA-ES recebe treinamento do IGM-CFA

Gestão Pública: CRA-ES recebe treinamento do IGM-CFA

No último dia 26 de outubro, a Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA) treinou profissionais do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) para o uso do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). O treinamento remoto contou com a participação do diretor, do coordenador e do colaborador da CGP, Fábio Macêdo, Cássio de Mattos e Marcelo Gomes, respectivamente, além do conselheiro suplente do CRA-ES, Manoel Carlos.

Já no início do encontro, Manoel, que é membro da Câmara de Inovação e Gestão do CRA-ES, deu boas vindas e passou a palavra para o diretor da CGP. Fábio falou sobre a parte conceitual da ferramenta e deu detalhes sobre as dimensões, quantidade de indicadores e fez comparação com outros índices. A apresentação sobre o uso prático do índice foi feita por Cássio que, na oportunidade, detalhou cada um dos indicadores que fazem parte do estudo.

Em sequência, foram esclarecidas dúvidas e eles debateram vários assuntos, entre eles a dificuldade da inserção dos profissionais de Administração nas prefeituras. Ao final, Manoel Carlos encerrou o evento valorizando a importância da ferramenta IGM-CFA.

O IGM-CFA é um estudo feito pelo CFA, por meio da CGP, cuja proposta é auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional. 

Atualmente a versão 2.0 da ferramenta abrange 5.569 municípios, com separação por clusters para agrupar e tornar o diagnóstico dos dados mais real. Houve, ainda, o acréscimo dos indicadores Saneamento e Meio Ambiente e das variáveis Taxa de Cobertura de Creche; IDEB 9º ano; Mortes no Trânsito e Tratamento de Esgoto. A nova metodologia também leva em consideração os outliers ou pontos fora da curva que são aqueles dados que se diferem de forma acentuada em relação ao grupo.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA