Na última sexta-feira (12/4), o Conselho Regional de Administração do Ceará realizou, em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), a 7ª edição do Fórum de Gestão Pública (FGP). O evento reuniu prefeitos, gestores públicos, administradores e diversos profissionais de administração, além de servidores públicos de 15 municípios cearenses.
O 7º FGP ocorreu no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, em Maracanaú. O evento teve início com uma palestra do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Rholden Botelho, que tratou sobre o papel dos tribunais de contas no apoio e na busca pela melhoria dos serviços públicos.
Na sequência, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo falou para o público presente sobre o tema “planejamento municipal e os novos desafios”, em que mostra a metodologia correta para atuar no trabalho juntos aos municípios.
O ponto alto do evento foi a premiação de 15 prefeituras municipais que se destacaram dentro das métricas do Índice de Governança Municipal (IGM/CFA), adotado e auferido pelo CFA. O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões, finanças, gestão e desempenho.
Na ocasição, o coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Marcelo Gomes, fez apresentação sobre como funciona o IGM, suas potencialidades e como a ferramenta pode ser ajudar as prefeituras a gerir suas diferentes pastas municipais. “O IGM é um avanço para todos que se dedicam, com seriedade, a fazer uma gestão realmente profissional. Ele ajuda a entender alguns gargalos e por método comparativo mostra que é possível avançar em temas sensíveis e estratégicos”, ressaltou Gomes.
Prêmios
A Prefeitura de Maracanaú, representada pelo prefeito Roberto Pessoa, contou com quatro premiações dentro do IGM/CFA. As demais prefeituras foram, em ordem alfabética: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Palmácia, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.
No turno da tarde, os participantes puderam acompanhar a palestra com o professor e administrador Daniel Almeida, de Sergipe, sobre a nova lei de licitação e contratos administrativos. Para o presidente do CRA-CE, Adm. Rogério Cristino, o evento é importante por contribui diretamente com os gestores públicos.
“Quando colaboramos com o serviço público, na prática estamos contribuindo com a sociedade e uma vida melhor para as pessoas”, destacou.
Já o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo comemorou o evento que já se tornou uma tradição. “Desde 2016, o FGP tem trazido temas importantes para colocar em debate, e isso impacta positivamente na rotina dos gestores”, ressaltou.
Prática
O presidente do TCE-CE, Rholden Botelho, destacou que a participação do Tribunal no 7º Fórum de Gestão Pública é uma forma de se aproximar dos gestores, para que possam receber as orientações práticas do TCE. “Quando me foi feito esse convite para palestrar aqui, eu aceitei de imediato, porque acredito que o TCE pode contribuir com as melhorias em cada gestão”, pontuou.
O evento contou com a presença de prefeitos de oito municípios: Roberto Pessoa (Maracanaú), Acilon Gonçalves (Eusébio), Izabella Fernandes (Guaiúba), David Campos Martins (Palmácia), Tiago Ribeiro (Cascavel), Rafael Marques (Pacatuba) e Gurgel Neto (vice-prefeito de Maranguape).
Os diretores do CRA-CE prestiagiram o evento: o vice-presidente da entidade, Adm. Lamarck Guimarães (presidente da Associação dos Admiministradores do Ceará), o tecnólogo Giovane Vieira (Fiscalização e Registro), Adm. Marcos James (Desenvolvimento Profissional), Adm. Roberto Feijó (Administração e Finanças).
O 7º Fórum de Gestão Pública é uma realização do CRA-CE e CFA, e contou com apoio do TCE-CE e da Prefeitura de Maracanaú.
Fonte: CRA-CE e CCM/CFA