CRA-AP: fiscalização no sul e IGM-CFA

CRA-AP: fiscalização no sul e IGM-CFA

Nos dias 12 e 13 de novembro, o Conselho Regional de Administração do Amapá, promoveu reunião com as equipes de governo dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Na ocasião foi apresentado aos secretários municipais o Índice de Governança Municipal – IGM/CFA, ferramenta de gestão pública desenvolvida pelo sistema CFA-CRA’s.

O IGM/CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O sistema foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, qualidade e impacto dos investimentos, dentre outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão.
A equipe do CRA foi composta pelo diretor de fiscalização, Adm. Antônio Yared Lima, o fiscal da autarquia, Adm. Nilson Melo e a gerente executiva, Claudete Lopes.

Acordo de cooperação

Após a apresentação do IGM-CFA, as prefeituras assinam acordo de cooperação com o CRA para disponibilizar profissionais da Administração que irão auxiliar no diagnóstico e elaboração de plano de ação para a melhoria dos indicadores. O CRA-AP capacitou 50 Administradores para a utilização da ferramenta IGM e auxiliar os municípios na identificação das necessidades e na elaboração do plano de ação, ao aplicar ferramentas e técnicas utilizadas na ciência da Administração.

Para o secretário de administração do município de Laranjal do Jari, Juniel Viana, o IGM-CFA é uma ferramenta rica em informações e ajudará bastante no planejamento e geração de programas e políticas públicas para melhorar o desempenho do município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CRA-AP

Fechar Menu