CRA-AM realiza Semana do Estudante

Semana do Estudante contou com novidades do Sistema CFA/CRAs para os futuros profissionais da Administração

Para celebrar o Dia do Estudante (11/08), o CRA-AM realizou uma transmissão ao vivo no CRA-AM Play (canal do youtube) apresentando o CRA-AM Jovem, braço do CRA voltado para os acadêmicos de todas as idades.

As coordenadoras do CRA Jovem, Adm. Maria Silce Brasil – Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional (DFDI) e Adm. Andréa Lanza – Conselheira, fizeram uma breve apresentação do Projeto ressaltando a importância do envolvimento do acadêmico com sua profissão e com o seu conselho profissional. Em seguida, o Presidente do CRA-AM, Adm. Inácio Guedes bateu um papo com os acadêmicos de Administração Bismark Filgueiras, Ian Carlos, Matheus Castro e Wladimir Campos, responsáveis pela implantação do CRA Jovem no Regional.

Durante a conversa, os alunos explicaram que o objetivo do CRA jovem é apresentar o Conselho Regional de Administração aos acadêmicos, desde seu ingresso na academia, aproximando os estudantes do seu conselho fiscalizador e sensibilizando-os sobre a importância do Registro Profissional: “O CRA Jovem é voltado para Estudantes da área de Administração (bacharel, tecnólogo, técnico nível médio) e os egressos dos cursos de todas as instituições de Ensino, públicas ou privadas, em Manaus e nos municípios do Interior do Estado. É importante destacar que a equipe do CRA Jovem ainda está em formação, contamos com vocês que se sentiram chamados para essa missão, para nos ajudar a construir uma geração de jovens profissionais de administração conscientes do seu papel na sociedade e devidamente registrados”,  concluiu Bismark.

Na oportunidade, o CRA-AM lançou também uma página exclusiva para conteúdos do CRA Jovem, no portal do CRA-AM (craam.org.br/crajovem), e, em breve, publicará os critérios de seleção e o passo a passo para os interessados em participar ativamente deste importante projeto de fortalecimento profissional do CRA-AM.

Webinar Especial  

Encerrando a Semana do Estudante, o CRA-AM realizou seu primeiro Webinar, com o tema as novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Administração.

O evento, transmitido pelo CRAAM Play, teve como convidada a coordenadora da Comissão Especial de Análise das DCN dos Cursos de Administração e diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Adm. Cláudia Stadtlober (CRA-RS), com a participação do presidente do CRA-AM, Adm. Inácio Guedes, e da Diretora Maria Silce Brasil.

Em sua apresentação, Claudia explicou as mudanças propostas pelas novas diretrizes, e destacou a formação por competências, em que os cursos de Administração deverão se organizar para atender essa realidade por meio de módulos e não mais pelas tradicionais disciplinas: “É importante esclarecer que as disciplinas não serão eliminadas, elas estarão conectas e precisarão ser trabalhadas de forma articulada. Assim iremos ampliar a visão do profissional da administração, que não ficará só naquele olhar nas ‘caixinhas’ e isso vai, de fato, gerar impacto na sociedade”.

Outro ponto discutido durante o Webinar, e bastante defendido pela Diretora da CFP/CFA,  é a obrigatoriedade da Prática profissional: “Essa prática não se resume ao estágio e sim nas experiências que proporcionem uma vivência profissional aliada à teoria, aproximando o acadêmico da realidade do mercado de trabalho.”

A importância da Prática Profissional também foi comentada  pela Adm. Silce que sugeriu a implantação de uma Residência Profissional para os alunos de Administração, similar a dos alunos de Medicina, visando uma formação mais próxima a realidade das organizações/Empresas/Instituições.

Após a explanação, o presidente Inácio e a Diretora Silce transmitiram a Claudia os questionamentos do público, que respondeu as perguntas e agradeceu a oportunidade de discutir o tema com os profissionais do Estado do Amazonas.