Você está visualizando atualmente CRA-AM | 2021 –  Um ano de desafios e conquistas para o CRA-AM

CRA-AM | 2021 – Um ano de desafios e conquistas para o CRA-AM

CRA-AM finaliza o ano de 2021 com um balanço positivo de suas atividades. Apesar do inicio conturbado, devido à terceira onda do Covid-19, a Autarquia conseguiu ampliar suas ações em prol da valorização do Profissional de Administração, fortalecendo sua atuação com seus diversos segmentos de público.

Comunidade acadêmica

No âmbito acadêmico/cientifico o CRA-AM deu continuidade a sua parceria com as Instituições de Ensino Superior do Amazonas, promovendo discussões com professores e coordenadores de cursos, como o XX Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração do Amazonas – ECAD.  Também participou de eventos promovidos pelas IES, ministrando palestras e apresentando o Sistema CFA/CRAs para os estudantes.

No segundo semestre foi relançada a “Carteira de Estudante da Administração do CRA-AM”, que permite aos estudantes registrados participar de eventos exclusivos e demais atividades realizadas pelo Regional, bem como acessar alguns benefícios oferecidos pelo Time de Empresas Parceiras do Conselho.

Valorização do Profissional de Administração

Com objetivo de Valorizar o Profissional de Administração a equipe de Comunicação criou a Campanha “Eu faço a Administração Acontecer” que foi desenvolvida para explicar a sociedade os principais campos de atuação desses profissionais e a importância do Registro Profissional, obtendo uma repercussão positiva nas redes sociais do Conselho.

Como parte da Campanha o CRA-AM também realizou a Série de Lives “Eu faço a Administração Acontecer”, que contou com a participação de diversos profissionais registrados no Conselho (Administradores, Tecnólogos, Técnicos) compartilhando suas experiências em determinada área da Administração.

Capacitação do Profissional de Administração e Clube de Vantagens

As atividades de capacitação direcionadas aos profissionais e acadêmicos de Administração foram realizadas de forma on-line, como webinares e lives. Até mesmo o principal evento do calendário do CRA-AM, o Encontro de Administração do Amazonas teve sua edição totalmente on-line e contou com mais de dois mil inscritos, de todo o Brasil, para discutir o tema Amazônia: Sinal verde para as oportunidades. A programação transmitida ao vivo pelo CRA-AM Play, diretamente do Auditório do Conselho, contou com 7 atividades diferentes e 28 palestrantes, com discussões voltadas para abrir os olhos dos participantes sobre as oportunidades que a Amazônia oferece, mostrando o vasto campo para a atuação dos profissionais, na indústria, no turismo, no comércio, no agronegócio e no serviço público.

Os benefícios oferecidos aos profissionais registrados  também foram ampliados por meio da adesão ao Clube de Vantagens do Sistema CFA/CRAS, trazendo novas parcerias em diversos segmentos, com destaque para  área de educação e capacitação, com a Academia Corporativa da Administração – ACAdm, disponibilizando diversos  cursos on-line com certificação, para os profissionais.

Relacionamento com órgãos públicos e instituições

Novas e importantes parcerias foram firmadas com o intuito de auxiliar a Gestão Pública no Amazonas, como o acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Manaus, SEMAD.

O CRA-AM foi convidado inclusive a indicar profissionais de Administração para a Comissão Interinstitucional criada pelo Decreto Municipal n. 5.163, de 24 de Setembro de 2021, que tem como objetivo a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas (Lei Federal n. 14.133/2021), no âmbito do Município de Manaus.

Outra importante parceria estabelecida foi com a SUFRAMA, com destaque para o apoio na divulgação dos Projetos de desenvolvimento da Amazônia propostos pela Autarquia, em especial o da Implantação de “Cidades Inteligentes”, que o CRA-AM vem apresentando em suas ações no interior do Estado.

Em novembro, o Presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, e a Presidente da Junta Comercial do Estado Amazonas Jucea, Maria de Jesus Lins, assinaram um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, para a integração do CRA-AM à “Rede Sim-AM”. Que dará ao CRA-AM acesso a informações das organizações ali registradas e com isso proporcionará maior assertividade no processo fiscalizatório das empresas que exercem atividades que são específicas e exclusivas da área de atuação dos Profissionais de Administração.

Fiscalização On-line

A Fiscalização do CRA-AM ganhou um importante aliado em sua função de  coibir o exercício ilegal da profissão: o Canal de Denúncias on-line “Espia aí”, que desde março recebe denúncias sobre empresas e profissionais que atuam de forma ilegal, em atividades pertinentes aos Profissionais de Administração.

Programa CRA Itinerante

Outro Programa que cresceu em 2021 foi o CRA Itinerante que levou atividades de fiscalização e capacitação para os municípios Humaitá, Tefé, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Benjamin Constant e Manacapuru.

É importante destacar que a pauta Gestão Pública foi incluída nas ações realizadas no interior do Estado e a equipe do CRA-AM apresentou a ferramenta Índice de Governança Municipal IGM/CFA para vereadores, prefeitos e gestores dos municípios visitados e discorreu sobre a importância do Profissional de Administração para uma gestão pública eficiente.

Ano novo especial para o CRA-AM

Ao longo de 2021 a Diretoria Executiva do CRA-AM, com o apoio dos funcionários e conselheiros do CRA-AM, elaborou um plano de ação específico para as comemorações do Jubileu de Ouro da Autarquia, que no dia 10 de março de 2022, completa 50 anos de atuação no Estado do Amazonas.

Para celebrar esse ano especial o CRA-AM convida a todos os Profissionais de Administração do Brasil, para acompanhar as ações, eventos e homenagens em nosso Portal (www.craam.org.br) e Redes sociais (@craamazonas), fortalecendo nossas ações na busca pela Valorização Profissional.

Boas Festas! 

Fonte: CRA-AM