Jornada teve duração de 10 horas, com ensinamentos teóricos e práticos.
Empreendedorismo e Startup foram os temas discutidos durante a “1ª Jornada de Administração”, realizada pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas, no dia 26 de abril. Os participantes da Jornada e os facilitadores foram recepcionados pelo Vice-Presidente Adm. Nelson Aniceto.
Os participantes estiveram por 10 horas na sede da Autarquia, aprendendo e praticando, com especialistas sobre conceitos de Startup, como elaborar um PITCH, cases de sucesso de empreendedorismo e puderam elaborar seu modelo de negócio utilizando a ferramenta Canvas.
O Empresário, empreendedor e um dos facilitadores Ricardo Dornas Martim falou sobre o conceito de Startups, Cases de empresas de sucesso e de fracasso. Também discorreu sobre os aspectos teóricos do ‘canvas’, uma ferramenta bastante eficiente para ilustrar as características do seu modelo de negócios (business model), permitindo o gerenciamento estratégico utilizado em negócios existentes ou que ainda estão no papel.
O facilitador Adm. Salvio de Castro e Costa Rizzato, professor da UEA e coordenador da incubadoras foi o segundo palestrante e discorreu sobre a importância da formação em Administração para empreender de forma saudável, explicou ainda ferramentas como o Ciclo PDCA, ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo, cujo objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos.
O terceiro facilitador da Jornada, foi o consultor e professor nas áreas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e gestão Paulo César Coutinho que falou sobre como elaborar um Pitch. O Pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores.
Dando o início a programação vespertina o Presidente do CRA-AM, Inácio Guedes Borges, firmou parceria entre o Conselho Regional de Administração do Amazonas e a Comissão de Direito Empresarial – OAB/AM, representada pelo seu Presidente, o Sr. Frederico Santos Paiva. O Termo de Cooperação entre as instituições visa incentivar e fortalecer o empreendedorismo no Estado do Amazonas com a legalidade e gestão eficiente.
Os participantes da Jornada tiveram a tarde para formatar seu modelo de negócio, utilizando o Canvas, sob a orientação dos três palestrantes e do coordenador da Jornada Conselheiro e Adm. Willes Cardoso.Com essa ferramenta, canvas, o empreendedor constroi um mapa com os principais aspectos que precisa considerar ao trazer sua empresa para a realidade do mercado. Ao final da atividade cada participante apresentou, na forma de Pich, seu modelo de negócio, e tiveram seus modelos e apresentações comentados pelos facilitadores.
Para o coordenador do evento, Adm. Willes Cardoso, às 10 horas de atividades conseguiram reunir teoria e prática na medida certa para orientar empreendedores em busca de aprimoramento em seus modelos de negócios.
O presidente do CRA-AM, Adm. Inácio Guedes destacou que realização Jornada de Administração foi um compromisso do CRA-AM com a formação do Administrador e empreendedores: “Tornar os Administradores e Tecnólogos mais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, proporcionando experiências teórico e práticas acessíveis aos profissionais é uma das metas de trabalho da atual gestão da autarquia”, concluiu o presidente.
Outro grande evento que o Conselho está preparando para os Administradores, Tecnólogos e comunidade acadêmica é o “XV Encontro de Administração do Amazonas”, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro no Centro de Convenções Vasco Vasquez.