O jornalista Paulo Melo conversou com a vice-diretora de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, Ione Macedo Salem, na tarde desta segunda-feira, 27. O bate papo foi transmitido em live no Instagram do Conselho Federal de Administração (CFA) e, na oportunidade, eles falaram sobre “Novos negócios no século XXI: a Biologia jogando os dados”.
Ione comentou que este é um tema muito atual e pertinente ao momento que o mundo está vivendo: pandemia de coronavírus. A administradora falou da importância da gestão na área da saúde, logística e recursos humanos em tempo de crise e ressaltou a importância da profissão. “A Administração é uma ciência com visão sistêmica. Temos expertise e condição para atuar nesses cenários de crise”, disse.
Para Ione, o coronavírus será um divisor de águas no mundo e, por isso, o século XXI vai começar, de fato, agora. “As guerras, as revoluções e as pandemias são eventos que mudam a sociedade”, afirma, ressaltando que o “coronavírus é um acelerador do futuro”.
Por conta da pandemia, o uso de novas tecnologias entrou em cena para facilitar o trabalho e a conexão de pessoas. Ione lembrou que até a medicina, por meio da telemedicina, entrou nessa era tecnológica. “A vida será mais digital, mas sem prejuízo dos abraços”, garantiu a conselheira do CFA.
Ao final, Ione fez duras críticas a forma como a pandemia vem sendo tratada pela classe política e a disseminação de fake news, que tem prejudicado o controle racional e efetivo da doença. Para os profissionais de administração, ela pontuou: “aproveitem para estudar esse momento e ver a situação de forma sistêmica”.
A live estará disponível no Instagram do CFA (@cfaadm) por 24 horas.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de comunicação CFA