You are currently viewing Conversando com prefeitos: troca de experiências e informações

Conversando com prefeitos: troca de experiências e informações

O Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) promoveu na última quinta-feira, 22, uma live que reuniu os prefeitos de Timóteo, Douglas Willkys Alves Oliveira, e de São Francisco do Glória, Walace Ferreira Pedrosa para uma conversa. 

Com o tema “Planejamento e retorno às atividades”, os participantes discutiram os cenários para os municípios de Minas Gerais, cujos prefeitos são profissionais de Administração, e o planejamento das ações desses gestores reeleitos. 

O presidente do Regional mineiro, Jehu Pinto de Aguilar Filho, foi o responsável pela abertura do evento. A mediação ficou a cargo dos administradores Denise Alves, coordenadora do Grupo de Trabalho de Gestão Pública do CRA-MG, e Fábio Mendes Macêdo, diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA. 

“Falar de gestão pública para mim é um ponto crucial e necessário porque do mesmo jeito que temos na iniciativa privada a busca pela eficiência e excelência,  precisamos tê-la também dentro da iniciativa pública”, afirmou Macêdo. 

O diretor também mencionou o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) como uma iniciativa do Sistema CFA/CRAs de contribuir com a administração pública por meio de indicadores e dados que podem ser mensurados para subsidiar decisões e políticas públicas.  

O administrador e prefeito de São Francisco do Glória disse que, como profissional da área, muitas vezes, enfrenta um abismo muito grande entre a gestão pública e a Administração em si por questões políticas que atravessam o processo. 

Pedrosa foi categórico ao afirmar que o munícipe é corresponsável pela administração. “A gestão pública realmente depende de uma gestão diferenciada”, pontuou. 

Em quase duas horas de discussão, os gestores trocaram experiências e informações sobre o período da pandemia e como enfrentaram os desafios trazidos pela doença. Apresentaram casos de êxito em seus municípios e também abordaram erros comuns a serem corrigidos. 

“Foi um momento muito difícil. O nosso objetivo foi o de administrar o lucro social que, naquele momento, era a vida das pessoas”, afirmou o prefeito de Timóteo, Douglas Oliveira. 

Veja a live completa aqui

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA