Você está visualizando atualmente Conselhos Profissionais do Pará se unem para defender as profissões regulamentadas

Conselhos Profissionais do Pará se unem para defender as profissões regulamentadas

No dia 10 de março, os conselhos profissionais paraenses formalizaram a criação do Fórum Regional dos Conselhos Profissionais do Pará. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA), Ian Blois, e o presidente do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), Adm. Fábio Lúcio Cavalcante, foram designados para serem o presidente e o vice-presidente, respectivamente, do Fórum.

A iniciativa nasceu em 2022, quando os conselhos se reuniam para discutir o impacto de Projetos de Lei que prejudicam as profissões. É o caso do PL nº 3.081/2022, de autoria do ex-deputado federal, Tiago Mitraud. A proposta apresentada pelo parlamentar quer desregulamentar as profissões.

“Em consonância com o fórum dos conselhos de classe a nível nacional, no Pará, vimos a necessidade de ter uma organização de todas as profissões regulamentadas para que pudéssemos discutir políticas públicas e, principalmente, ter uma cooperação técnica e corroborando entre todos os conselhos com as melhores práticas adotadas em cada Regional”, ressaltou Ian Blois.

O presidente do CRA-PA enfatizou a importância da presença dos dirigentes das entidades e a união entre os Conselhos que deve direcionar as ações futuras para fortalecer as reivindicações das categorias.

“A proposta é unificar os debates e construir uma pauta única no que diz respeito a todos os conselhos profissionais. Inclusive, neste momento, estamos trabalhando essa questão da luta contra o PL 3081/2022, até por fazer parte da Comissão Especial de Ações Parlamentares dentro do Conselho Federal de Administração (CFA)”, explicou Fábio Lúcio.

O Fórum Regional dos Conselhos Profissionais é formado hoje pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCPA); de Administração (CRAPA); de Engenharia e Agronomia (CREAPA); de Nutricionistas (CRN7); de Odontologia (CROPA), dos Representantes Comerciais (COREPA), dos Corretores de Imóveis (CRECIPA) e Economia (CORECONPA).

O presidente do CORECON-PA, Pablo Damasceno, foi designado para ser secretário geral. A reunião que marcou a criação oficial da Frente teve, ainda, a participação do presidente do CRO-PA, Marcelo Folha; do contador do CRN7, Paulo Nazareno da Silva; da Procuradora do CREA-PA, Bárbara Feio; so Diretor Secretário do CORE-PA, Luiz Fernando de Souza Stein; do Superintendente do CRC-PA, Marcio Cordovil; e da gerente Executiva do CORECON-PA, Maria Goretti Sarmanho.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
Com informações do CRA-PA