Você está visualizando atualmente Conselho Federal de Administração apresenta IGM em Nova Friburgo

Conselho Federal de Administração apresenta IGM em Nova Friburgo

O Índice CFA de Governança Municipal foi pauta de uma palestra realizada no dia 29 de junho, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. A ferramenta mensura a qualidade da gestão pública dos municípios brasileiros a partir de três dimensões – Finanças, Gestão e Desempenho – e foi apresentada pelo administrador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Rodrigo Moura.

Segundo o administrador, o índice possibilita a identificação das deficiências e cria oportunidades de melhoria para as cidades. “O IGM/CFA foi construído a partir de indicadores de dados. Esses dados foram alocados de acordo com a cadeia de governança, com o intuito de mostrar como o município pode buscar uma boa prática e um resultado que deu certo. […] Procuramos identificar, a partir de dados oficiais, e traduzir indicadores e dados na qualidade, a capacidade profissional do município”, disse.

Na abertura do evento, o presidente do CFA, Wagner Siqueira, lembrou que o estado vive uma crise de gestão e ressaltou que o IGM mostra o empenho da administração em participar da gestão pública.

“É preciso avançar para abrir espaço no mercado de trabalho. Dessa forma, os profissionais da administração podem dar a devida contribuição efetiva para sociedade na melhoria da gestão pública e na iniciativa privada”, afirmou.

Ao se referir aos trabalhos do Sistema CFA/CRAs em prol da profissão, ele também mencionou programas como CFA-GESAE e Observatório de Egressos desenvolvidos pela autarquia.

O presidente do CRA-RJ, Leocir Dal Pai, também participou do evento e reforçou que a importância do IGM na coleta de dados para um melhor diagnóstico da gestão pública. “Saímos do ‘achismo’ e vamos discutir com base em dados. E é isso que nos interessa.”

 

Assessoria de imprensa do CFA com informações da assessoria de imprensa do CRA-RJ