Conquistas da Administração são comemoradas pelo CRA-GO

“Cabe à Administração o desafio de se reorganizar as empresas para que sejam competitivas nesta era de metamorfose”, afirma presidente do CRA-GO, Adm. Samuel Albernaz 

De uma forma clara e objetiva, todas as organizações buscam excelência nos resultados, ou seja, maximização dos lucros e minimização nos custos. Peter Drucker afirmou “Que nenhuma empresa é melhor do que seu Administrador permite”.

Nove de setembro, é o “Dia Nacional do Administrador”, por ser a data de assinatura da Lei nº 4.769/1965, que criou a Profissão de Administrador. A data foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. No entanto, a data está prevista no calendário nacional, tudo isso, graças a uma iniciativa do Administrador Samuel Albernaz, atual presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) junto ao, então deputado federal goiano na época, Adm. Sandro Mabel. A sugestão da data virou, primeiramente, o Projeto de Lei 6953/10, e em 06 de maio de 2014, oficializou com a sanção da Lei 12.967/14, publicada pela presidência da República.

Samuel cita que, precursores da Administração, antes mesmo dela efetivamente existir como profissão, serviram como inspiradores, como é o caso de Jules Henri Fayol, Max Weber, Henry Ford, Frederick Taylor. “E nesses 54 anos, outros indivíduos de tamanha relevância contribuíram para complementar aquilo que já vinha sendo estudado na área da Administração, como é o caso de Peter Drucker, e nos dias modernos nosso mestre Idalberto Chiavenato, que desenvolveram teorias para esta área do conhecimento”, cita Samuel.

Segundo ele, dentro das novas organizações, apesar do surgimento de um novo perfil de Administrador e de toda evolução da Administração, traços de outras teorias se fazem presentes. “Esse profissional é responsável por estudar e sistematizar as práticas e técnicas que são usadas para poder Administrar um projeto ou empreendimento. Cabe à Administração o desafio de se reorganizar as empresas para que sejam competitivas nesta era de metamorfose”, afirma.

Samuel acrescenta que a evolução reflete a importância da inovação. “Atualmente, essas inovações e avanços tecnológicos estão profundamente ligados ao sucesso e desenvolvimento de empresas e países”, destaca. Conforme ele explica, inovação é um processo complexo e interativo com bases na busca, descoberta, experimentação, desenvolvimento, imitação ou adoção de novos produtos, processos ou ainda novas técnicas organizacionais.

As empresas, de acordo com Samuel, estão aprendendo e até reaprendendo que, com a inteligência artificial, ficará muito mais fácil escalar qualquer modelo de negócios. E o processo vem acontecendo também nas academias, onde os modelos de Ensino na Administração passam por mudanças consideráveis, trazendo consigo excelência nos resultados para o mercado de trabalho. “Diante desse cenário, posso dizer que o futuro da Administração está na capacidade de criação e adaptação. E que, realmente, administrar é para Administrador e parabéns a esse profissional que trabalha para o desenvolvimento da nação”, enfatiza.

Em razão das grandes conquistas alcançadas pela classe, o Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) está preparando uma série de solenidades em comemoração à data. Sob a autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel, será realizada no dia 4 de setembro, às 19h30, no plenário da Assembleia Legislativa, uma Sessão Solene Especial em homenagem ao Dia Nacional do Administrador, momento em que todos os Administradores estão convidados.

Fonte: CRA-GO