Você está visualizando atualmente Confira as metas do Sistema no Planejamento Estratégico 2023-2026

Confira as metas do Sistema no Planejamento Estratégico 2023-2026

O Conselho Federal de Administração apresenta o Planejamento Estratégico Sustentável – PES 2023-2026. O documento traça as diretrizes para as ações de todo o Sistema CFA/CRAs, para operacionalizar uma atuação uníssona.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

Planejar o futuro é passo fundamental para traçar resultados desejados e riscos evitáveis. A Administração profissional tem essa metodologia como premissa. Por isso, desde 2021, o CFA tem elaborado o Planejamento Estratégico para direcionar a atuação da autarquia às melhores ações a favor dos profissionais de Administração.

Para o quadriênio 2023-2026, o CFA estruturou, por meio da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE), a rota para que as iniciativas adotadas por todo o Sistema CFA/CRAs alcancem esse objetivo.

As estratégias estão alinhadas às práticas ESG, de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. São orientações para conselheiros, funcionários e profissionais de Administração, mas que também poderão inspirar a toda a sociedade.

“São insumos para o planejamento de variadas ações que devem ser operacionalizadas conforme um plano de ação”, explicou o diretor da CRIE e coordenador da CPPE, Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende.

Ações Integradas

O Planejamento Estratégico 2023-2026 interage com o Planejamento Estratégico Sustentável (PES), que engloba ainda o Plano de Sustentabilidade e o Mapa Estratégico da organização. O estudo para chegar às ações recomendadas passou por quatro etapas, incluindo tópicos como Tendências tecnológicas e Diagnóstico do ambiente; Avaliação da Diretriz Organizacional; Conscientização do Mapa Estratégico; e Elaboração do Mapa Estratégico.

No quesito tecnológico, foram pensadas as influências atuais da Inteligência Artificial, a perspectiva da segurança digital, privacidade etc. Nas demais esferas, foram avaliadas as oportunidades, as ameaças, os pontos fortes e fracos. A Comissão também reavaliou a Missão, Visão, Valores e os Objetivos da organização.

Novas Perspectivas

A metodologia do Balanced Scorecard (BSC), de medição e gestão de desempenho, serviu de inspiração para a construção de um Mapa Estratégico composto por quatro perspectivas: financeiro; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e cliente. O foco ficou concentrado nos parâmetros de visão e estratégia.

Assim, temas como Sustentabilidade, Conhecimento e Inovação, Governança Institucional e relacionamento com stakeholders foram alinhados a essas novas perspectivas.

Seminário de Reflexões Estratégicas Sistema CFA/CRAs

O Planejamento Estratégico do Sistema CFA/CRAs para o quadriênio 2023/2026 é resultado de significativas contribuições colhidas no “Seminário de Reflexões Estratégicas do Sistema CFA/CRAs”, realizado entre 15 e 16 de agosto de 2022.

O seminário reuniu presidentes, conselheiros e colaboradores dos CRAs, além de colaboradores do CFA. Desafiados pela metodologia do Oceano Azul, todos contribuíram de forma harmoniosa, coletiva, comprometida e responsável, aportando experiência e inteligência para o futuro da profissão.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.