Você está visualizando atualmente Saiba as principais novidades dos CRAs e o panorama da administração

Saiba as principais novidades dos CRAs e o panorama da administração

A partir de hoje, o site do CFA e o CFAPlay – vão trazer um panorama das novidades de todos os 27 Conselhos Regionais de Administração espalhados pelo país. Os CRAs são entidades consultivas, orientadoras, disciplinadoras e fiscalizadoras do exercício legal dos profissionais de Administração. A cada publicação ou postagem serão destacados cincos Regionais como, por exemplo, os de hoje: CRA-AM, CRA-MS, CRA-PB, CRA-CE e CRA-SE.

CRA do Amazonas

 O Regional Amazonense participou, no último mês, de uma reunião institucional com a Secretaria Municipal de Administração, em Manaus. O Encontro teve como objetivo apresentar aos gestores do município, a ferramenta intitulada – Índice CFA de Governança Municipal, com foco na Gestão Pública da cidade. Para Inácio Guedes, representante do CRA-AM na Região Metropolitana, reuniões como essas são importantes para fortalecer as relações entre o Regional e instituições públicas ou privadas responsáveis pelo desenvolvimento de nosso Estado:

“O CRA-AM e a SEMAD vêm discutindo as tratativas para firmar um acordo de cooperação técnica entre as instituições, com o intuito de oferecer a expertise do profissional de Administração para a Gestão Pública Municipal. Nossa intenção é contribuir para o fortalecimento da Gestão Pública em Manaus e no estado do Amazonas.”
Para o Subsecretário Márcio essa aproximação com o CRA-AM tende a fortalecer a gestão municipal, bem como valorizar os profissionais de administração da Secretaria.

CRA do Espírito Santo

No início deste mês, o CRA-ES esteve na sede da FAESA – Centro Universitário Campus Vitória – para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre as instituições. A decisão foi firmada considerando o interesse do Regional em melhorar a profissionalização dos graduandos, e da FAESA acerca da aplicação das  Novas Diretrizes Curriculares do curso de Administração.

“O acordo sempre respeitará a profissão do Administrador, a ciência e a ética da profissão, visando orientar e disciplinar o exercício da profissão de Administração”, explica o presidente do CRA-ES, Maurílio Inês.

CRA do Mato Grosso do Sul

Como os empresários podem motivar a equipe e melhorar os negócios”, é o que dá conta uma live realizada pelo canal do youtube do Regional sul-mato-grossense – que ofereceu dicas, orientações e conteúdo exclusivo para empresários que querem conquistar a equipe de colaboradores e turbinar os negócios. Confira no vídeo!



CRA da Paraíba

O CRA-PB realizou, nesta semana (9), a solenidade de entrega do Prêmio de Excelência em Governança Pública. O anúncio dos ganhadores foi feito no último Fórum de Gestão Pública da Paraíba – FOGESP, evento voltado para a gestão pública do estado – que reuniu gestores, agentes políticos, administradores e estudantes. Para o presidente do Regional paraibano, César Emanoel Barbosa de Lima, “o evento  reafirma o compromisso do Conselho para com os interesses da Gestão Pública e dos Profissionais da área, com o buscar da valoração e adequação de pastas como Planejamento, Finanças, Licitação, Orçamento, Gestão de Pessoas, dentre outras”. Ainda na ocasião, o líder do regional desafiou os prefeitos presentes “a contratarem um profissional da administração e transformarem seus mandatos em excelências de capital social”.

CRAs do Ceará e  Sergipe

O Conselho Regional de Administração do Ceará assinou um termo de Cooperação Técnica para transferência de tecnologia com o CRA de Sergipe. O documento foi assinado em janeiro de 2022, via Sistema Eletrônico de Informação, dando o pontapé para a implantação das ferramentas. A parceria tem como objetivo transferir tecnologias do CRA-CE para a entidade sergipana que contará com mais benefícios. No acordo estão a nova plataforma do ALÔ Fiscal, o CRA Capacita e o CRA Jovem.

“Consolidamos essa parceria mediante a viagem que fizemos ao Ceará no final do ano passado, quando conhecemos in loco essas ferramentas. De uma forma geral, essas tratativas tiveram início em 2021, quando comecei a viajar para Brasília para os Fóruns de Presidente, e na oportunidade, conheci o presidente do Ceará, o Adm. Leonardo Macedo, o qual considero um profissional que está a frente do seu tempo em nível de visão empreendedora”, declarou o presidente do CRA-SE, Jorge Cabral.

A matéria completa você confere no site do CRA-SE. (Clique aqui

Paulo Melo
Assessor de Comunicação CFA

Apoio: CRA-AM, CRA-ES, CRA-MS, CRA-PB, CRA-CE e CRA-SE