APRESENTAÇÃO

De acordo com o Regimento do Conselho Federal de Administração (CFA), as Câmaras são órgãos deliberativos que fazem parte da estrutura básica do CFA. Atualmente, o Conselho conta com o trabalho de sete Câmaras. Juntas, elas desenvolvem ações, projetos, estudos, e eventos, cada uma em sua área técnica de atuação, com o objetivo de ajudar o CFA a alcançar a sua missão de “promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país”.

Uma dessas Câmaras é a de Comunicação e Marketing (CCM). A ela compete, entre outras coisas, promover estudos e propor campanhas para divulgação da profissão de Administrador e do Sistema CFA/CRAs.

A CCM entende que, para o CFA relacionar-se com seus diferentes públicos, é essencial construir, formatar e manter a imagem e a identidade corporativa do Conselho. Nesse cenário, a comunicação passou a ter função estratégica dentro da autarquia. Sendo assim, toda a divulgação é feita por meio de um elaborado programa de comunicação integrada, pensando para levar aos stakeholders do Conselho todas as informações sobre a Ciência da Administração e o Sistema CFA/CRAs.

Na CCM, todas as especialidades da comunicação – Relações Públicas, Jornalismo, Design, Marketing e Publicidade e Propaganda – andam de mãos dadas e de forma integrada. A comunicação promovida pela Câmara, nesse sentido, atua de forma sinérgica e com um objetivo único.

Entre as ações comunicacionais desenvolvidas está a Rádio ADM. Criada em 2014, ela leva ao público não só notícias, mas também música de qualidade. Os ouvintes ficam por dentro de todas as notícias do Sistema CFA/CRAs e dos assuntos mais atuais da área da Administração, inclusive com cobertura ao vivo de grandes eventos. Como todo processo de comunicação é dinâmico, em 2019, a Rádio passará por uma reformulação para atender às demandas que o mercado tem exigido atualmente.

Em 2015, foi inaugurado o CFAPlay, canal do CFA no YouTube. A equipe de jornalismo da TV do CFA produz entrevistas, debates, séries de reportagens, cobertura de eventos, entre outros. Em 2018, o canal passou por uma reformulação e trouxe novidades que deixaram a comunicação mais dinâmica e moderna.

A Assessoria de Imprensa, também desenvolvida pela CDI, atua de duas formas. Uma é o relacionamento com a imprensa, com o envio de sugestões de pauta para os mais diferentes veículos de comunicação do país e articulação com jornalistas para a produção de conteúdo de interesse do CFA. Em 2018, esse trabalho foi bastante direcionado e com resultado satisfatório. A outra forma é por meio da comunicação interna, responsável pela produção de notícias para o site do CFA e para o Boletim ADM – publicação digital que divulga as ações do CFA e dos CRAs. Além disso, a assessoria de imprensa assessora o presidente do CFA na produção de artigos, notas, posicionamentos, discursos, prefácios, entrevistas jornalísticas, entre outras demandas.

Ainda no campo jornalístico, a CDI gerencia a produção a Revista Brasileira da Administração. Inclusive, essa competência está expressa no Regimento do CFA, no artigo 49, VIII: “coordenar o Conselho Editorial e o Conselho de Publicação da RBA”. A publicação também passou, recentemente, por reformulação gráfica e editorial. A RBA agora é digital e, a cada edição, ela aborda o que há de mais novo na área da administração, sempre com conteúdo atual e opinião de renomados especialistas.

A comunicação promovida pela CDI também conta com a produção de material gráfico e publicitário, desenvolvida pela equipe de design. Folders, cartazes, diagramação de livros, revistas e outras publicações, inclusive a RBA, é cuidadosamente elaborada por esses profissionais. A criação do site também é uma ação promovida pela CDI e o projeto “Portal Modelo” é responsável por levar a mesma identidade visual aplicada no portal do CFA aos Regionais, porém de forma customizada para atender as especificidades de cada CRA.

Por fim, a Câmara atua de forma maciça nas redes sociais gerenciando os perfis do CFA no Facebook e Instagram. Recentemente, a CDI também criou o “Administração na sua mão”, canal de notícias do Sistema CFA/CRAs por meio do WhatsApp.

COMPOSIÇÃO

Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa – SE  (Diretor)
Adm. Aline Mendonça da Silva – MA  (Vice-Diretora)
Adm. Amilcar Pacheco dos Santos – PR (Membro)
Colaboradora: Renata Costa Ferreira

PROJETOS

Encontro dos assessores de comunicação do Sistema CFA/CRAs:
Objetivo: Instruir, aperfeiçoar e capacitar os colaboradores dos Conselhos Regionais Administração que são responsáveis pelas áreas de comunicação dos CRAs. Durante o evento também será realizado atividades práticas com os participantes

Projeto Encontro de Comunicação (Clique aqui e confira o projeto)

REUNIÕES

12/02/2019 – Reunião da Câmara de Desenvolvimento Institucional

EVENTOS