Você está visualizando atualmente Compliance é um dos destaques da RBA 121. Confira!

Compliance é um dos destaques da RBA 121. Confira!

Segundo a Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), cerca de 2,3% do PIB do país são perdidos com a corrupção. O problema compromete não só a renda per capita, mas influencia diretamente o crescimento e a competitividade do Brasil. As atividades fraudulentas comprometem, também, o faturamento das empresas. Por isso, tem crescido no país o compliance.

Considerado um ramo promissor de atuação para o administrador, o compliance tem sido a ferramenta para combater a corrupção. O assunto é detalhado na edição 121 da Revista Brasileira de Administração (RBA) em uma reportagem que mostra a importância do compliance na gestão de organizações públicas e privadas.

Nesta edição, a publicação entrevistou o administrador José Antônio Chaves. Ele é o idealizador do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto (CFA/Gease). A ferramenta está sendo lançada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e a proposta é oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

Outra ferramenta que começa a ser usada para otimizar a gestão é o Big Data, termo usado para descrever o imenso volume de dados que tem impactado as empresas no dia a dia. Este assunto também é abordado na RBA 121.

A publicação traz, ainda, outras reportagens, além de artigos, notícias do Sistema CFA/CRAs, dicas de leitura, entre outros. A RBA está disponível no site http://www.revistarba.org.br.

 

Assessoria de Comunicação CFA