Você está visualizando atualmente Compartilhar para aprender: Assessores Jurídicos trocam experiências no Enajur

Compartilhar para aprender: Assessores Jurídicos trocam experiências no Enajur

A partir de hoje, 24, o auditório do Conselho Regional de Administração do Mato Grosso do Sul (CRA-MS) será a “casa” dos advogados do Sistema CFA/CRAs. Até amanhã, 25, eles estarão reunidos no Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos do Sistema CFA/CRAs (Enajur) para debater e compartilhar vários assuntos.

A abertura do evento reuniu o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz; o Assessor Jurídico da autarquia, Adv. Marcelo Dionísio; o diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. Gilmar Camargo; o presidente do CRA-MS, Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra; e o  Advogado e Conselheiro da OAB/MS, Régis Santiago de Carvalho.

“A realização deste evento era um desejo de muitos e esse é o momento oportuno para ele acontecer. Estamos satisfeitos e o nosso desejo de que esse espaço seja um espaço para a reflexão e busca de soluções de assuntos que afligem todos nós advogados que atuamos nos CRAs e no CFA”, disse Marcelo.

O presidente do CRA-MS agradeceu a presença do público, tanto presencial quanto virtual, uma vez que o evento é híbrido, e reforçou o compromisso do Regional com a defesa da profissão e a geração de oportunidades, assim como tem sido o trabalho de todos os conselhos.

“Que possamos concluir a agenda com sucesso, onde os conselhos e a profissão contam com a confiança e o empenho de todos os assessores jurídicos”, declarou o Adm. Rogério Elói.

Mauro falou da importância da Ciência da Administração e do quanto ela, quando bem usada, gera bons frutos. O presidente do CFA comentou, ainda, que a área jurídica é uma área transversal que perpassa todas as organizações e não poderia ser diferente no Sistema CFA/CRAs. 

“Eventos como esse servem para a gente buscar alinhamento enquanto Sistema juntos, trabalhar em defesa da profissão. Estarmos hoje, aqui, refletindo sobre tantas questões é fruto do Fórum dos Presidentes”, destacou e alertou para os projetos de lei que ameaçam a profissão.

Uma delas, por exemplo, quer tornar as anuidades facultativas. Contudo, em meio a tais ameaças, Mauro fez questão de enaltecer as conquistas obtidas com apoio dos assessores jurídicos.

“Vocês têm sido brilhantes. Eu me sinto muito seguro e confortável em ver que temos Assessores Jurídicos de qualidade. Quando a gente tem um suporte jurídico consistente como temos, a gente se sente muito seguro”, elogiou o presidente do CFA.

Com relação ao Direito, Mauro comentou que trata-se de uma área complexa, pois as matérias mudam com muita rapidez fazendo surgir novas demandas e novos desafios. “Mas ainda bem que temos vocês. Portanto, hoje e amanhã teremos, depois de muitos anos, a retomada do Enajur para dialogar e aprender. A Gestão Compartilhada foi maravilhosa exatamente por causa disso: compartilhar para aprender, para sermos melhores, sermos mais fortes em defesa da profissão”, concluiu o administrador.

Régis comentou que os ataques às profissões também afetam a OAB. “A gente vê com muito bons olhos um evento dessa natureza que, como muito bem disseram, não alcança apenas a Administração, mas todas as profissões”, afirmou o Advogado e Conselheiro da OAB/MS.

Durante o evento, os Assessores Jurídicos discutirão temas ligados ao Direito a fim de promover a uniformização no entendimento jurídico sobre os temas cuja relevância tenha repercussão no cumprimento das finalidades do Sistema CFA/CRAs.

Além dos Assessores Jurídicos, o Enajur também reúne alguns presidentes dos Regionais. Estavam presentes, no auditório do CRA-MS, o presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo José Macedo; o presidente do CRA-SE, Adm. Jorge Luiz Cabral Nunes; e o presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa. Outros presidentes acompanharam o evento de forma on-line: Adm. Samuel Albernaz (CRA-GO), Adm. Hélio Tito Simões (CRA-MT), Adm. Roberthy Barbosa (CRA-PI), Admª Claudia Abreu (CRA-RS); Adm. Alberto Whitaker (CRA-SP) e ADm. Iranilson Ferreira Mota (CRA-TO).

Acesse a programação completa: Programação do Enajur

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA