Você está visualizando atualmente Como promover a cultura da saúde mental no ambiente corporativo?

Como promover a cultura da saúde mental no ambiente corporativo?

Cobranças, pressão por metas e competitividade fazem parte do ambiente de trabalho de muitos profissionais. E por comprometer a saúde mental, essa rotina exaustiva favorece o surgimento de doenças ocupacionais, isto é, aquelas relacionadas ao emprego. Para evitar adoecimento de colaboradores e zelar por um ambiente saudável, a administradora pós-graduada em Psicanálise, Andrea Ladislau, sugere algumas medidas.

“É interessante fazer podcasts, reuniões com os colaboradores, oferecer palestras com profissionais especializados em saúde mental. São várias ações que podem ser feitas, inclusive deixar um profissional de saúde mental preparado para ouvir, sem julgamentos e críticas, esse colaborador que, muitas vezes, precisa apenas disso, ser ouvido”, diz a administradora.

Em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima, o Conselho Federal de Administração (CFA) promove várias iniciativas voltadas à promoção da saúde mental nas organizações. A série “Mente: sua aliada no desenvolvimento profissional” e lives com o psicólogo e mestre em Ciências da Saúde, Wagner Costa, trazem técnicas para prevenir ansiedade e driblar medos e angústias.

Segundo ele, a saúde mental após a pandemia do coronavírus não é mais um assunto ignorado pelas pessoas.

“O Brasil tem se tornando o país mais depressivo da América Latina, é o vice-campeão do estresse mundial e o brasileiro tem vivido momentos de medo e pânico”, explica.

Os conteúdos são de acesso gratuito e estão disponíveis no CPAPlay. Já o podcast Mente Saudável, Vida Equilibrada, além de ir ao ar toda segunda-feira na Rádio ADM, está presente também nos principais agregadores de conteúdo, como a plataforma ‘Spotify’. 

Quer saber mais? Ouça o episódio 48 do podcast com o psicólogo Wagner Costa. Pense nisso e pense agora!

 

 

Adriana Mesquita

Repórter Rádio ADM

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA