A Comissão Permanente Eleitoral do Conselho Federal de Administração realizou o treinamento das Comissões Regionais Eleitorais. A programação de encontros online foi dividida em dois dias.
No primeiro dia de encontro foram treinados os grupos das regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. A segunda parte do treinamento foi dedicada às equipes da região Nordeste.
O objetivo é orientar a todo o Sistema CFA/CRAs sobre as datas relacionadas ao período eleitoral e capacitar a todos para qualquer eventualidade e dúvidas que os candidatos e eleitores possam ter do processo.
A iniciativa ajuda a que o pleito ocorra da melhor forma possível e que todos estejam capacitados para participar do ato democrático. O Adm. Mauro Leonidas, coordenador da Comissão Permanente Eleitoral, destacou a importância desse ato.
“Agora nós estamos nessa fase de treinamento, de orientação a todas as comissões eleitorais, conseguimos treinar todas as comissões, isso é importante. Eu acho que isso dá um upgrade nas comissões, para que nós todos possamos orientar os candidatos e os eleitores, para que eles não tenham nenhuma dúvida nesse processo eleitoral, tanto para quem vai ser candidato como quer somente votar”.
Eleições
O Conselho Federal de Administração (CFA) já liberou o calendário das eleições e o edital de convocação. A inscrição das chapas iniciarão no primeiro dia de maio e irão até dia 24 do mesmo mês, totalizando 24 dias para o registro de candidaturas. O envio será realizado pelo site: www.votaadministrador.org.br, por lá também sairão os resultados das inscrições.
Nesta eleição, 1/3 dos cargos de conselheiros federais e regionais referem-se a vagas obrigatórias, com mandato de 4 anos (2025 a 2028), sendo vagas para preenchimento de mandato de Conselheiros Efetivos e seus respectivos suplentes.
As chapas indicarão os candidatos para renovação dos mandatos efetivos e os seus respectivos suplentes, sendo três efetivos e três suplentes. Com exceção dos regionais do Distrito Federal; Minas Gerais; Rio de Janeiro; e Rio Grande do Sul, em que serão quatro efetivos e quatro suplentes.
As vagas especiais, somente para candidatos a Conselheiro Regional Suplente, são de dois anos, com mandato de 2025 a 2026, para complementação de 2/3 do Plenário.
De 27 a 31 de maio, as Comissões Permanentes Eleitorais (CPEs) dos CRAs farão a análise de elegibilidade dos candidatos. A data prevista para a divulgação da lista dos eleitores que comporão o colégio eleitoral é 29 de julho.
A votação será realizada no dia 18 de setembro, os resultados serão divulgados no mesmo dia e os eleitos serão empossados no período de 1º a 15 de janeiro de 2025.
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA