Você está visualizando atualmente Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde do CFA participa da Feira Hospitalar 2023

Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde do CFA participa da Feira Hospitalar 2023

A Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde do Conselho Federal de Administração (CEGSS/CFA) esteve na 28ª edição da Feira Hospitalar 2023. O evento, realizado de 23 a 26 de maio, em São Paulo, é considerado o principal evento de saúde da América Latina e palco para a geração de novas oportunidades de negócios no setor.

“Instigar o debate disruptivo, promovendo a inserção profissionais de Administração nos processos de trabalho referentes aos serviços em Saúde, deve constar, com frequência, na agenda do CFA”, afirmou o conselheiro federal pelo Espírito Santo e coordenador da CEGSS, Adm. Manoel Carlos Rocha Lima.

O Administrador conta que a Comissão tem como objetivo principal mapear e conhecer o ambiente de Saúde, visando a identificar oportunidades para os profissionais de Administração. “Visa, também, desenvolver propostas de capacitação e fortalecimento de competências necessárias para atuação no segmento”, afirmou.

Além de Manoel, a CEGSS é composta pelos seguintes administradores: Adm. Cláudia de Souza Pereira Abreu (vice-coordenadora), Adm. Marcelo Iwersen, Adm. Marco Antônio de Lima Rosas, e Adm. Josimar Sousa Maciel. O trabalho do grupo teve início em março deste ano com o desenvolvimento de uma estratégia para mapeamento do setor de saúde no País, por meio de um projeto piloto que visa relacionar onde atuam os profissionais de Administração, bem como identificar os espaços na área que podem ser ocupados por esses profissionais.

“Trata-se de um trabalho complexo, que demanda esforço técnico e político, com base na definição de uma metodologia adequada para a coleta de dados e na articulação com diversas instituições do setor”, explica Manoel, ressaltando que o projeto piloto deverá ser concluído no final de junho, quando os resultados deverão ser analisados e discutidos pela Comissão.”, avaliou.

As próximas etapas envolvem a definição de competências essenciais para o exercício das funções necessárias no segmento, identificação de provedores de processos de capacitação visando ao desenvolvimento das competências identificadas, proposição de normativas para regulamentação e  de criação de banco de dados de pessoas físicas e jurídicas para atuar no setor, discussão sobre estratégias de comunicação para o segmento e proposição de estratégias inovadoras para atuação do Sistema CFA/CRA no setor de saúde.

“Para os integrantes da CEGSS, torna-se cada vez mais essencial a participação dos profissionais de Administração em ambientes técnico-científicos, bem como deliberativos, seja atuando em eventos na área de saúde, seja pautando, junto às autoridades, demandas em prol da categoria, até mesmo, para resgatar as oportunidade de inserção desses profissionais, no mercado de trabalho”, afirmou Manoel.

A participação na Feira Hospitalar 2023 foi o primeiro encontro presencial da CEGSS. Antes disso, a equipe se reuniu algumas vezes de modo online. “Esse encontro foi fundamental, apropriado e inspirador para a continuidade dos trabalhos, com a inovação que o desafio propõe”, comenta o coordenador da Comissão.

A Feira Hospitalar aconteceu no São Paulo Expo. O evento é a principal vitrine multissetorial do setor de Saúde. Além da exposição de marcas, produtos, serviços e equipamentos nacionais e internacionais, a Feira  também promoveu experiências, debates e fóruns sobre as principais inovações e tendências do setor, trazendo conteúdo de qualidade, conhecimento e atualização profissional para seu público. O evento contou com mais de 50 mil visitantes, apresentou muitas novidades e lançamentos de mais de mil marcas expositoras de mais de 30 países representados.



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA