CRA-MS realiza Fórum de Gestão Pública (CRA-MS)

Fórum teve palestras técnicas para qualificar gestores públicos.

capa site


Com apoio do Conselho Federal de Administração, CRA-MS e instituições realizam o 1º Fórum de Gestão Pública de MS.

Com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) reuniu instituições engajadas na eficiência administrativa-financeira dos municípios para realizar o Fórum de Gestão Pública.

O evento aconteceu nesta quinta-feira (14) no auditório do Tribunal de Contas de MS (TCE-MS) e reuniu lideranças dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores que atuam na área da gestão e profissionais de Administração. Todos com um só objetivo: adquirir qualificação para gerir melhor a máquina pública.

O Fórum de Gestão Pública de Mato Grosso do Sul foi pensado pelas instituições CRA-MS, TCE-MS, Controladoria Geral da União (CGU), Associação dos Municípios de MS (Assomasul) e Governo do Estado. “Reunimos um seleto grupo de instituições que compreendessem a importância de aumentar a qualificação para quem atua na gestão pública e o evento foi um sucesso, principalmente porque tivemos o envolvimento do Conselho Federal de Administração, na qual a autoridade maior da Administração, o administrador Sebastião Luiz de Mello, estava presente no evento. Isso mostra o prestígio das lideranças nacionais em relação às instituições e aos parceiros realizadores”, disse Gracita Santos Barbosa, presidente do CRA-MS.

O presidente do TCE-MS, Waldir Neves, aproveitou o Fórum para lançar a a Cartilha Transparência – “Contas Públicas: Encerramento e Transição de Mandato”, com as regras contidas nas normas e legislação para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Eleitoral pelos gestores em final de mandato em 2016.

De acordo com o presidente da Assomasul, Juvenal Neto, “em reunião com alguns prefeitos, tratávamos justamente sobre a preocupação de muitos com o fechamento das contas este ano. Hoje cerca de 60% dos prefeitos do Estado se encontram em condições de disputar a reeleição. Muitos ainda estão avaliando a situação, sendo a prioridade o fechamento das contas”, disse.

Para o administrador Alex Sandre Rodrigo Cazelli, “a realização do Fórum de Gestão Pública mostra a forte atuação do CRA-MS em reunir instituições para proporcionar, principalmente a gestores e profissionais de Administração, mais qualificação técnica para buscar a eficiência dentro dos órgãos públicos, e consequentemente, oferecer a sociedade mais qualidade de vida”, destacou.

PALESTRAS & PRESENÇAS

Durante o evento, a analista de finanças e controle da CGU, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria ministrou palestra onde abordou o tema: “Transparência no final do mandato com gestor público”. Em seguida, o administrador Kenneth Coelho Corrêa, que é conselheiro efetivo do CRA-MS, ministrou palestra abordando o tema “Gestão competente para enfrentar a crise”.

Participaram do evento, a vice-presidente do CRA-MS, Telma Cristina Fernandes Henriques, os diretores do CRA-MS, Marcos Silva, Solaine Garcez Trindade e Alex Sandre Rodrigo Cazelli, administrador e o responsável pela multiplicação de profissionais especializados na gestão pública. Recentemente, o administrador Rodrigo Cazelli realizou o curso de Boa Governança, em Brasília, oferecido pelo CFA, bem como o conselheiro do CRA-MS, Rogégio Eloi Gomes Bezerra. Também estavam presentes a conselheira do CRA-MS, administradora Elaine Padilha.

Clique aqui e confira galeria de fotos

Fechar Menu