Você está visualizando atualmente CFA recebe palestra sobre conscientização do Setembro Amarelo

CFA recebe palestra sobre conscientização do Setembro Amarelo

O Conselho Federal de Administração realizou mais uma ação do programa “Desenvolvimento Humano”. O plenário da autarquia recebeu o psicólogo Luiz Silva, que conduziu uma palestra com o tema “Saúde mental no trabalho: o equilíbrio entre produtividade e bem-estar”.

A ação fez parte da conscientização sobre a importância da campanha setembro amarelo, sobre a prevenção ao suicídio. Ele destacou os riscos de não prezar por esse equilíbrio. Entre eles estão burnout, ansiedade, distúrbios do sono e depressão. Situações que podem ser agravadas por uma rotina de trabalho com muito estresse, pressão, sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais e insegurança no emprego.

A situação ainda pode causar problemas de saúde como doenças cardiovasculares, aumento do consumo de substâncias, problemas imunológicos e problemas musculoesqueléticos. Mas ele ressaltou atitudes que podem contribuir para alcançar esse tão desejado equilíbrio como a prática de mindfulness e meditação, definição de limites, atividade física regular, comunicação aberta e estabelecimento de metas realistas. 

“Podemos enfatizar sobre a doença psicológica que seria a ansiedade, a depressão, o estresse e propriamente dentro de uma empresa a gente pode abordar sobre essa questão mesmo da ansiedade. Muitas pessoas que trabalham e sentem alguma coisa em decorrência do trabalho. Então, ter a oportunidade de falar sobre o assunto num mês tão importante é muito bom né porque o suicídio não escolhe classe social nem raça. É uma doença que tem crescido e tem levado muita gente à morte tanto que o Brasil está em oitavo lugar com maior índice de suicídio no mundo.”

A depressão é uma doença silenciosa, mas as pessoas ao redor, incluindo os colegas de trabalho, podem perceber alguns sinais, como, isolamento social e o indivíduo não ter mais cuidado com a autoestima. Pessoas em situação de depressão podem ter apoio emocional gratuito do CVV pelo telefone 188, por chat, e-mail e pessoalmente. Mais informações em www.setembroamarelo.org.br.

Desenvolvimento Humano

A iniciativa consiste em promover um ambiente de trabalho  saudável, de respeito, que promova a satisfação, gere confiança, com foco no planejamento e organização de processos e diversas outras ações capazes de desenvolver e aprimorar habilidades e competências individuais. 

A proposta também visa fazer com que todos no ambiente de trabalho se sintam bem e felizes. Tudo isso para melhorar a convivência diária e integrada, para que os colaboradores possam despertar a consciência para a importância de uma boa convivência com o próximo.

O “Desenvolvimento Humano” vem de acordo com as normas internacionais. Em 2022, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considerou como um princípio e direito fundamental do trabalhador ter um ambiente de trabalho saudável. A proposta tem como objetivo trazer resultados:

  • Maior qualidade de vida dos colaboradores
  • Aumento da produtividade
  • Aumento do sentimento de pertencimento
  • Aumento da motivação e satisfação
  • Fortalecimento da cultura organizacional
  • Diminuição do absenteísmo
  • Resultados mais efetivos
  • Desenvolvimento de novas habilidades
  • Crescimento pessoal e profissional 

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA