Você está visualizando atualmente CFA recebe palestra de conscientização sobre saúde mental

CFA recebe palestra de conscientização sobre saúde mental

O Plenário do Conselho Federal de Administração recebeu a primeira ação de 2024 do programa “Desenvolvimento Humano”, realizado pela Câmara de Administração e Finanças (CAF) e a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da autarquia. Os colaboradores do CFA acompanharam uma palestra sobre saúde mental. 

A doutora em educação, gestão e políticas públicas, Vanessa Krominski, falou ao público sobre a “bomba de pensamentos” e como isso afeta a vida profissional e pessoal dos brasileiros. Ela abordou sobre os tipos de fragilidades humanas que são física, emocional, espiritual e material

Outro tema abordado foi a síndrome do pensamento acelerado, que é a condição moderna que tem origem no ritmo alucinante das grandes cidades, com overdoses diárias de informações e obrigações que afetam a saúde emocional. Essa síndrome é produzida por uma hiper construção de pensamentos, em uma velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro. 

Vanessa Krominski destacou ainda que a síndrome não é uma doença, mas um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. 

“O resultado do excesso de atividades, e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, impede ainda o desenvolvimento das funções de inteligência. Alguns exemplos são refletir, expor e não impor ideias, exercer resiliência e colocar-se no lugar do outro”.

São exemplos de situações comuns na última década ligadas à síndrome do pensamento acelerado.

  • Depressão 
  • Estresse 
  • Síndrome do Pânico
  • Nomofobia (medo de ficar sem celular)

Vanessa Kromiski ainda citou o autor Nicolau Sevcenko e usa a metáfora da Montanha Russa para explicar as bruscas mudanças nas estruturas sociais, econômicas, políticas e a rotina do cotidiano. Na visão do autor, tivemos de nos adaptar ao ritmo das máquinas. 

“Pensamentos saudáveis torna as pessoas mais sociáveis e altruístas, aumenta o amor próprio e pelos outros, além de melhorar a capacidade de resolver conflitos e fortalece o sistema imunológico. O efeito cumulativo proporciona às pessoas relacionamentos mais satisfatórios e bem sucedidos, bem como carreiras gratificantes e uma vida longa e saudável”.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação