Você está visualizando atualmente CFA recebe Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas

CFA recebe Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 25, a 88ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (Conselhão). O encontro foi realizado no plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) e foi liderado pelo coordenador do fórum e presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz.

Um dos principais destaques da reunião foi a apresentação do Planejamento da Comissão Especial de Comunicação e Marketing – CECM do Conselhão. A finalidade da Comissão, que é coordenada pelo coordenador de Comunicação e Marketing do CFA, Herson Freitas, é mapear as ações de estratégias de planos para visibilidade junto aos poderes executivo, legislativo, judiciário e a sociedade em geral.

Em seguida, foi apresentada a proposta de criação de uma agenda de reuniões. A Comissão irá, ainda, receber as contribuições dos conselhos. A ideia é fazer um grande mapeamento de ações nacionais em defesa da sociedade.

Além disso, também foi decidido que a Carta de Canela será analisada e reescrita. O novo texto será apresentado na próxima reunião e receberá o nome de Carta de Brasília. O documento vai uniformizar o discurso de todos os conselhos profissionais.

Foi analisada, ainda, a repercussão dos resultados eleitorais dos Deputados Federais. O Conselhão destacou os principais projetos de lei que estão em vigor e que, direta ou indiretamente, afetam os conselhos, e ressaltou a importância de atuar em defesa das classes profissionais.

Outro ponto em pauta na reunião foi a educação. O plenário do Conselhão manifestou preocupação com o nível de formação dos profissionais e dos cursos de graduação. Segundo eles, é urgente rever os atuais cursos, principalmente os que são no formato a distância. Para tanto, cogitou-se a possibilidade de criar uma “creditação” dos conselhos aos cursos superiores.

O Conselhão discutiu também as questões financeiras dos conselhos. Levantou-se o debate sobre a Lei Complementar n° 196/2022 que trata das Cooperativas de Créditos e permite os conselhos de fiscalização profissional a participarem das Cooperativas.

Outro ponto levantado foram as possibilidades jurídicas para a constante evolução do mercado referente à cobranças, inadimplência, entre outros. Por fim, o Fórum fará indicações ao Ministério da Educação de profissionais para concorrerem ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

 

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA