CFA realiza II Fórum das Profissionais de Administração

CFA realiza II Fórum das Profissionais de Administração

Cerca de 50 mulheres do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) estão em Brasília para participar do II Fórum das Profissionais de Administração. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), começou nesta quinta-feira, 13. O objetivo é promover um amplo debate sobre o papel das profissionais de administração no empoderamento feminino.

Na abertura, o presidente do CFA, Mauro Kreuz, destacou a importância do evento e a importância de sair do Fórum com algo “novo, impensado e inusitado”. Além disso, ele falou das milhares de mulheres desassistidas no Brasil. “Como profissionais de administração, precisamos discutir as causas desse problema. O que podemos e devemos fazer para gerar políticas inclusivas para essas mulheres, para que elas não fiquem desamparadas num contexto sócio-político, econômico?”, questionou o presidente.

A diretora de Estudos e Projetos Estratégicos, Gracita Barbosa, agradeceu a presença das participantes. “Vamos dar notoriedade para essas mulheres, que se destacam e que contribuem todos os dias para a gestão sistêmica”, disse.
O Fórum foi pensado a partir da metodologia “Oceano Azul”, que identifica espaços e oportunidades ainda não explorados. O diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Gilmar Camargo, falou um pouco da metodologia e fez uma breve apresentação da programação, reforçando o objetivo do evento: criar estratégias para ajudar as mulheres na sociedade.

A cerimônia teve, ainda, a presença da vice-diretora de Estudos e Projetos Estratégicos, Ione Salem; e do diretor de Desenvolvimento Profissional do CRA-DF, Helio Queiroz.

A palestra de abertura foi proferida pela vice-presidente do Grupo Sabin, Janete Vaz. Em seguida, o Fórum abriu a programação das rodas de conversa. A primeira teve como tema “A mulher na família – a partir da concepção”. Várias mulheres passaram pelo palco do evento para compartilhar suas histórias com as participantes.

Gracita Barbosa falou sobre “A mulher na família na perspectiva sistêmica”. A administradora Maria do Rosário discorreu sobre “A mulher na família na perspectiva da superação”. O empreendedorismo foi o tema abordado por Adriana Teles, que falou sobre como é tocar o próprio negócio. Educação também foi abordado na roda de conversa pela presidente do CRA-BA, Tânia Maria Cunha Dias.

A segunda roda de conversa foi sobre o tema “A mulher no trabalho – quebrando paradigmas”. Bia Kern falou da mulher na construção civil. A administradora Marly Uliana apresentou a mulher na perspectiva executiva. A perspectiva da gestão da saúde foi o assunto abordado por Luci Emídio e Eneida Taquary, que é delegada aposentada, falou sobre a mulher na segurança pública. Por fim, foi a vez de Luana Ruiz Figueiredo falar sobre as questões fundiárias.

O segundo dia do II Fórum das Profissionais de Administração vai até sexta-feira, 14 de junho. Na ocasião, as participantes se reunirão em grupos para discutirem propostas para incluir a mulher nos vários setores da sociedade.
Confira a íntegra do primeiro dia do II Fórum das Profissionais de Administração no www.cfaplay.org.br

Fechar Menu