Você está visualizando atualmente CFA realiza 1ª Oficina do IGM para a Rede de Controle do Mato Grosso do Sul

CFA realiza 1ª Oficina do IGM para a Rede de Controle do Mato Grosso do Sul

O Conselho Federal de Administração (CFA) por meio da Câmara de Gestão Pública realizou, no último dia 6, a primeira oficina do Índice CFA de Governança Municipal na cidade de Campo Grande (MS). A oficina faz parte da programação do III Fórum de Gestão Pública do Mato Grosso do Sul. O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) em parceria com a Controladoria Geral da União e a Rede de Controle de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, foi apresentado o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) incorporado no Observatório de Gestão Pública (OGP). Nesse formato, uma mudança: a apresentação realizada pelo CFA aconteceu no formato de oficina. Após uma apresentação institucional da autarquia e da ferramenta IGM, também houve desenvolvida uma atividade prática com os participantes. Ao final, os participantes fizeram planos de ação para os problemas levantados.

De acordo com o coordenador da CGP, Rodrigo Moura, a oficina trouxe excelente aprendizado aos participantes, “nós percebemos que esse novo formato é muito interessante, pois incentiva os participantes a utilizarem a ferramenta na prática”, ainda segundo Rodrigo, “O CFA adotará esse novo formato no próximo ano para as palestras, incorporando o Observatório de Gestão Pública do CFA. Esperamos ótimos resultados na profissionalização da gestão pública brasileira, principalmente com a inserção dos profissionais de Administração”, pontuou.

A Rede de Controle é um centro decisório interorganizacional que visa aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. A partir da celebração do Protocolo de Intenções, em 25/03/2009, iniciou-se à efetivação da Rede de Controle da Gestão Pública por meio da realização de Oficinas de Trabalho em Brasília e a implantação de Redes nos Estados.

O principal objetivo da Rede de Controle é desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.

A Rede de Controle é composta pelos orgãos:

Advocacia Geral da União; Controladoria Geral da União – Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso do Sul; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – Secretaria da Fazenda do Estado; Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso do Sul; Polícia Federal – Superintendência Regional no Estado de Mato Grosso do Sul; Secretaria da Receita Federal do Brasil – Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campo Grande; Secretaria da Receita Federal do Brasil – Delegacia da Receita Federal do Brasil em Dourados; Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; Tribunal de Contas da União; Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul. Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul; Departamento Nacional de Auditoria do SUS; Polícia Rodoviária Federal; Caixa Econômica Federal; Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul; Conselho Regional de Administração do Mato Grosso do Sul; Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul; Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência de Campo Grande.

Assessoria de Comunicação CFA