Você está visualizando atualmente CFA prepara eventos internos para unificar ações do Sistema CFA/CRAs

CFA prepara eventos internos para unificar ações do Sistema CFA/CRAs

Em 2024, o Conselho Federal de Administração (CFA) será palco de uma jornada épica de crescimento e formação voltados para promover a integração do Sistema CFA/CRAs. A proposta da autarquia é realizar eventos nacionais internos, para cada área, a fim de fazer um alinhamento nacional das ações com todos os Conselhos Regionais de Administração.

Essa jornada começa nos dias 5 e 6 de março, com o 1º Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs (ENAF) de 2024. O evento acontecerá no plenário do CFA e será no formato híbrido, com transmissão, ao vivo, para todos os Regionais.

Nesta edição do ENAF, a proposta é fazer a apresentação dos Planos de Fiscalização para o biênio 2024/2025 de todos os CRAs. Em cada plano deverá constar os tipos de fiscalização e segmentos em que o Regional atuará, assim como suas respectivas metas. “Com essas informações, será possível acompanharmos e discutirmos sobre a evolução de cada CRA, baseando-se em seu próprio planejamento, feedback que acontecerá no 2º ENAF, agendado para novembro deste ano”, disse o diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Sérgio José Rauber.

Em abril, estão previstos três encontros: Encontro Nacional de Comunicação (ENACOM), Encontro Nacional das Áreas Administrativa, Financeira e Contábil (ENAFIC) e Encontro Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENATIC). A proposta do ENACOM, agendado para acontecer nos dias 2 e 3 de abril, é definir um planejamento de comunicação unificado para 2024-2025 para o Sistema CFA/CRAs e mapear as diferentes particularidades de comunicação nacional.

Nos dias 9 e 10 de abril, será a vez do ENAFIC. Já nos dias seguintes (11 e 12 de abril), acontecerá o ENATIC. O objetivo geral de ambos eventos é promover um ambiente de aprendizado, troca de conhecimentos e alinhamento estratégico entre os profissionais e gestores envolvidos no Sistema CFA/CRAs. 

“Esses eventos visam criar oportunidades para a atualização e aprofundamento técnico nas áreas de tecnologia da informação, administração, finanças e contabilidade, Auditoria, Compliance e Governança, promovendo a excelência nas práticas adotadas pelo Sistema CFA/CRAs”, explica o diretor de Administração e Finanças do CFA, Adm. Francisco Costa

Ainda no primeiro semestre de 2024, acontecerá o Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos do Sistema CFA/CRAs (ENAJUR). O evento será realizado nos dias 22 e 23 de maio e vai discutir temas ligados ao Direito a fim de promover a uniformização no entendimento jurídico sobre os temas cuja relevância tenha repercussão no cumprimento das finalidades do Sistema CFA/CRAs.

O primeiro dia do ENAJUR será dedicado a palestras explicativas e de engrandecimento profissional. Já o segundo dia, os participantes participarão de oficinas práticas de aperfeiçoamento com os temas: pareceres Jurídicos Geral; redação jurídica; TCU – Direito administrativo (convênios, chamamento público, acordo de cooperação técnica, patrocínio, doações e bolsas); TCU – pareceres jurídicos vinculados e não vinculados; PAD e Sindicância; LGPD e a responsabilidade do Advogado; execução fiscal; eleições e as mídias sociais (vedações e permissões).

No segundo semestre, o CFA volta a receber a segunda edição de cada um dos eventos. Todos eles acontecerão em novembro e o foco será fazer uma avaliação dos planejamentos que foram alinhados por cada área durante o primeiro semestre. Confira, abaixo, o calendário completo.



EVENTO

1ª edição 2024

2ª edição 2024

ENAF

5 e 6 de março

5 e 6 de novembro

ENACOM

2 e 3 de abril

26 e 27 de novembro

ENAFIC

9 e 10 de abril

19 e 20 de novembro

ENATIC

11 e 12 de abril

21 e 22 de novembro

ENAJUR

22 e 23 de maio

5 e 8 de novembro




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA