CFA participa de fórum em MG

CFA participa de fórum em MG

O Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) realizou o 2º Fórum de Gestão Pública nos dias 11 e 12 de junho, em Belo Horizonte. Cerca de duzentas pessoas entre estudantes, profissionais de Administração, gestores públicos e privados participaram do evento.

A abertura foi feita pelo presidente do CRA-MG, Antônio Eustáquio Barbosa. Em seguida, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, falou sobre as consequências de uma má gestão na palestra “A importância dos Administradores na Gestão Pública”. Siqueira ainda comentou as principais causas da corrupção no país, um dos principais vilões da gestão pública, discutida também no Fórum CFA de Gestão Pública, o Fogesp.

Na ocasião, os presidentes do CFA e do CRA-MG fizeram a entrega do Prêmio Guerreiro Ramos na modalidade Gestor Público por Minas Gerais ao administrador Fuad Jorge Noman Filho, secretário Municipal da Secretaria da Fazenda de Belo Horizonte.

O CFA tem trabalhado pela profissionalização da gestão pública. As ferramentas desenvolvidas pela autarquia – Índice CFA de Governança Pública (IGM) e Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto (CFA-Gesae) – foram apresentadas no fórum como soluções para os gestores municipais.

O IGM foi pensado para medir a qualidade da gestão pública dos municípios. No Fórum de Gestão Pública ele foi assunto do painel de Programas e Projetos Institucionais, apresentado pelo administrador Cássio de Mattos Dias.

A abordagem e explicação do CFA-Gesae ficaram por conta do superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto. O sistema permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Com dez áreas-chave e setenta indicadores, permite um estudo detalhado. Entre os indicadores, estão o consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia e índice de tratamento de esgoto.

A ferramenta vai subsidiar o Acordo de Cooperação Técnica e Institucional firmado entre o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA), com suporte institucional do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).

Entre os objetivos, estão o apoio ao desenvolvimento institucional dos Municípios associados ao CIMVA por meio da agregação de competências de gestão na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário; a realização de diagnóstico da situação dos serviços de abastecimento de água e esgotos sanitários no âmbito dos municípios associados e prover capacitação dos técnicos do consórcio e dos municípios para gestão dos serviços, por meio de treinamento à distância via Universidade Corporativa do Administrador.

 

 

Assessoria de Comunicação CFA

 

Fechar Menu