Você está visualizando atualmente CFA participa de Fórum de Saneamento em Mato Grosso

CFA participa de Fórum de Saneamento em Mato Grosso

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou, de 6 a 8 de novembro, em Tangará da Serra-MT, o 2º Fórum Municipal de Saneamento Básico e Educação Ambiental em Tangará da Serra. O evento aconteceu no Centro Cultural e seu o principal objetivo foi o de discutir as ações de melhoria na qualidade de vida e a preservação da saúde da população tangaraense. 

O presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), Hélio Tito, esteve no Fórum. Na oportunidade, ele falou da importância dos profissionais de Administração nos diversos setores, inclusive na área de saneamento.  “Eventos como esse permitem a reflexão sobre a gestão do saneamento”, parabenizou o administrador. 

O Conselho Federal de Administração (CFA) também teve espaço no Fórum. Durante o evento, o servidor do Conselho e membro da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos da autarquia, Ediberto Correia falou sobre a temática “Ferramentas de Controle do Serviço Público”, ocasião em que ele apresentou o diagnóstico da prestação dos serviços públicos de água e esgotos com base no Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica dos Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). 

Ediberto apresentou o diagnóstico do saneamento brasileiro sob três visões: nacional, abordando a média brasileira, estadual, com dados do Estado de Mato Grosso; e municipal, descrevendo a situação atual do município de Tangará da Serra. Na palestra, ele comparou o petróleo à água. “Somos o país mais rico do mundo em água. Somos a ‘Arábia Saudita da água’. A água já é valiosa tanto quanto o petróleo”, defendeu. 

No último dia do evento, ocorreram a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Tangará da Serra e a divulgação do ganhador do “1º Prêmio Startup” – concurso de projetos sustentáveis voltados ao saneamento. O Fórum contou com a presença do prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira; do secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Júlio César Gomes da Silva; do diretor do Samae, Wesley Lopes Torres; entre outras autoridades. Além disso, o evento contou com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de especialistas em saneamento, servidores e funcionários do Samae membros da sociedade civil.

Assessoria de Comunicação CFA