Você está visualizando atualmente CFA participa da 109ª Reunião Plenária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas

CFA participa da 109ª Reunião Plenária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas

O Conselho Federal de Administração (CFA) esteve presente, nesta terça-feira (24), na 109ª Reunião Plenária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão), realizada no plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília/DF. O encontro reuniu representantes de diversas profissões regulamentadas para discutir temas cruciais sobre a gestão e governança, e deliberar sobre assuntos de interesse dos conselhos no Brasil.

Estiveram presentes, representando o CFA, o Diretor da Câmara de Administração e Finanças (CAF), Adm. Francisco Almeida Costa, a Coordenadora Administrativa da Coordenação de Administração e Gestão de Pessoas, Gracielle Soares Fonseca de Oliveira, o Coordenador de Tecnologia da Informação, José Carlos de Araújo Ferreira, a assessora de Tecnologia da Informação do CFA, Bianca Veloso Leite, o assessor jurídico do CFA, Marcelo Dionisio de Souza e o assessor jurídico do CRA-MG, Abel Chaves Junior.

O diretor do CAF, Francisco Almeida destacou a apresentação do case de sucesso do CFA sobre boas práticas de gestão e governança com as ferramentas de fiscalização da atuação dos profissionais e das empresas em áreas correlatas à Administração: Prospecta Pessoa Física, Prospecta Pessoa Jurídica e Prospecta Licita. Outro case apresentado pelo CFA no encontro foi a higienização da base de dados do Sistema CFA/CRAs, que vem atualizando todo o cadastro de registrados. 

A Coordenadora Gracielle Oliveira detalhou, na plenária, o Programa de Desenvolvimento Humano do CFA que é estruturado em pilares como o respeito, justiça e ética pensado para garantir que os colaboradores se sintam valorizados e apoiados. “Foi uma oportunidade valiosa para compartilhar as boas práticas que o CFA tem implementado e trocar experiências com os demais Conselhos sobre estratégias eficazes de gestão de pessoas e desenvolvimento humano”, destacou.

Também fez parte da pauta do Conselhão um debate sobre a Resolução do CNJ n⁰. 547, de 2024, que institui medidas de tratamento racional e eficiente na tramitação das execuções fiscais pendentes no poder judiciário. “Esse debate qualificado com as demais profissões regulamentadas demonstra a vontade e a força que as profissões regulamentadas têm para valorizar, cada vez mais, os profissionais devidamente habilitados para atuar no desenvolvimento do Brasil”, ressaltou o Adm. Francisco Almeida Costa.

O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas é integrado, atualmente, por 31 conselhos federais de fiscalização profissional legalmente constituídos. O objetivo é discutir e deliberar sobre assuntos institucionais de interesse das profissões regulamentadas no Brasil, além de constituir uma representação das entidades junto aos poderes da União, visando proteger a sociedade de práticas ilegais das profissões regulamentadas.

Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação do CFA