Desde que assumiu o compromisso com a Agenda 2030, o Conselho Federal de Administração (CFA) tem direcionado todas as suas ações para cumprir as 17 metas globais previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), por exemplo, passou por uma atualização e vinculou todas as suas dimensões – Finanças, Gestão e Desempenho – aos ODS.
Além disso, a autarquia esteve presente no seminário “Acelerando a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 no Brasil”. O evento, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), aconteceu no último dia 1º de agosto, em Brasília, e contou com a presença do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, da administradora Gracita Barbosa e do conselheiro do Movimento Nacional ODS, Adm. Marcos Silva.
O seminário é um pré-evento para a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agendada para setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa cúpula será um marco importante, pois marcará a metade do prazo estipulado para a implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
A segunda autoridade na hierarquia das Nações Unidas, a vice-secretária-Geral da ONU, Amina Mohammed, esteve no seminário. Na ocasião, ela falou que há uma estagnação mundial e um retrocesso em mais de 50% das metas previstas nos ODS.
Assessoria de Comunicação CFA