Encontro buscou reforçar o diálogo e o fortalecimento de parcerias em diversos setores do poder público
No dia 5 de dezembro, o Conselho Federal de Administração (CFA) esteve representado no 37º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Roraima. O evento contou com a participação de membros da gestão municipal, estadual e da sociedade civil e teve o objetivo de reforçar o diálogo federativo e o fortalecimento de parcerias nas diversas esferas da Administração pública.
Coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI/SPI), com apoio do Governo de Roraima e da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), o encontro promoveu painéis e palestras de capacitação em temáticas voltadas para o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), captação de recursos, parcerias com organizações da sociedade civil e acesso a políticas públicas de assistência social. Ainda na véspera, dia 4 de dezembro, membros de órgãos e entidades federais reuniram-se para debater as estratégias da gestão pública conforme as necessidades locais.
O CFA marcou presença na ocasião, representado pelo diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP/CFA), Adm. Emerson Clayton Arantes, que contribuiu para os debates e apresentou a experiência do CFA no fortalecimento da governança pública e na promoção de boas práticas de gestão. “Um momento muito importante”, avalia o diretor.
Segundo o Administrador, a participação no evento oportunizou ao CFA/CRA-RR apresentar as propostas do Índice CFA de Gestão Municipal (IGM) relacionadas à melhoria da gestão pública, desempenho e finanças dos municípios, bem como nas transferências e captação de recursos federais, aprimoramento na administração pública para a sociedade.
“O CFA esteve presente neste encontro, juntamente com o Conselho Regional de Administração de Roraima (CRA-RR), que foi representado pela presidente Admª. Keity Missu Eda, primeira participação do Conselho Regional após a adesão à Rede de Parcerias em 2025 e pudemos participar da reunião estratégica de alinhamento sobre governança, gestão municipal e melhoria da gestão pública. Durante esse momento, também avaliamos a possibilidade do CRA-RR cooperar para a governança nos municípios”, compartilhou.


Ana Paula Sousa
Assessoria de Comunicação CFA
