Você está visualizando atualmente CFA-Gesae passa a atender aos estados brasileiros

CFA-Gesae passa a atender aos estados brasileiros

O Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae, acaba de ser atualizado. A ferramenta, criada pelo CFA para oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto, passa a fornecer dados estaduais e índices por mesorregião e macrorregião.

A ferramenta já trazia dados dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Com a atualização, a proposta é estimular os estados a ficarem mais engajados com os índices fornecidos pelo CFA-Gesae. Com esses dados, os gestores podem repensar suas políticas públicas na área de água e saneamento.

O CFA-Gesae auxilia na avaliação da gestão do saneamento municipal e estadual sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.

Além dos gestores, a ferramenta está disponível para qualquer pessoa. A proposta é estimular a participação mais efetiva da população. Ao acompanhar anualmente esses indicadores, o cidadão pode saber se os recursos estão sendo aplicados da forma correta e se eles estão melhorando a qualidades dos índices.

Acesse o www.gesae.org.br com “Login: publico” e “Senha: publico” e conheça as novidades da ferramenta.

 

Assessoria de Comunicação CFA