O superintendente do Conselho Federal de Administração (CFA), Douglas Evangelista Neto, esteve hoje (22) no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Nacional, com sede no Rio de Janeiro. A ida ao principal provedor de dados e informações do país teve como objetivo apresentar o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégicas de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).
Além dos representantes da autarquia, participaram da reunião coordenadores, gerentes e técnicos das respectivas áreas voltadas para a população, indicadores e o saneamento básico do Instituto.
Na ocasião, o superintendente explicou o objetivo e funcionamento da ferramenta. “Ao longo da apresentação, solicitei à equipe do Instituto que fizesse críticas ao Sistema como um todo. A intenção é verificar se o CFA-Gesae ainda precisa de ajustes para uma possível contribuição do Sistema para o IBGE”.
“O Instituto faz pesquisas de saneamento nas residências, além de outras demandas. Com nosso Sistema, eles poderão fazer um comparativo entre quais dados conseguem levantar e quais dados possuem do Ministério das Cidades, que é a base que usamos no Gesae. O objetivo é entender se as informações estão de acordo com a realidade atual”, ressaltou.
A ferramenta possui 10 áreas-chave e 70 indicadores. Por meio desses indicadores, é possível avaliar a gestão sanitária municipal de forma detalhada.
O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão.
Confira o passo a passo:
Acesse www.gesae.org.br
Login: publico / Senha: publico
Clique na opção “Benchmarking”, localizada ao lado esquerdo do site;
Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
Aparecerá um gráfico com as áreas-chave. Clique na que deseja consultar;
Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
Aparecerá um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município.
Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise”, disponibilizado à sua direita.