No último dia 16 de março, foi veiculada no Jornal Nacional da Rede Globo a matéria sobre “HABILIDADES PODEM VALER MAIS QUE DIPLOMA NA HORA DE BUSCAR EMPREGO”, onde uma veterinária está atuando como Coordenadora de Recrutamento e um engenheiro Civil atuando como Gerente de Marketing.
Informamos que o Conselho Federal de Administração já está tomando as providências próprias, quer do ponto administrativo quer do judicial, se necessário for dependendo dos desdobramentos da questão.
Já identificamos os protagonistas da matéria televisiva e prontas providências já foram encaminhadas ao Conselho Regional de Administração da jurisdição na qual eles estão atuando nos cargos privativos dos Profissionais de Administração, a quem cabe às ações diretas de fiscalização do exercício profissional no caso em tela. Já as empresas nas quais eles estão atuando podem ser consideradas coniventes por estarem admitindo esses profissionais sem formação profissional para desempenhar as atividades dos Administradores e Tecnólogos de Recursos Humanos e de Marketing.
Vamos encaminhar, ainda, uma nota para a Rede Globo no sentido dos esclarecimentos devidos.
O processo fiscalizatório legal exige um rito próprio capitulado na legislação brasileira, está sendo devidamente aplicado sob pena de que o seu descumprimento formal elimina a fiscalização e anula as intimações e autuações devidas.
Atenciosamente,
Adm. Wagner Siqueira Adm. Marcos Kalebbe Costa
Presidente CFA Diretor de Fiscalização e Registro