O diretor de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA), Fábio Mendes Macêdo, participou de reunião com a secretária de Governo da Presidência da República, Deborah Arôxa. O encontro virtual aconteceu na última quinta-feira, 7 de agosto, e contou com a presença do coordenador da CGP, Rodrigo Neves Mouras, e outros representantes de órgãos públicos. Na pauta, a discussão foi a atualização do “Guia do Prefeito + Brasil”.
O CFA faz parte do grupo de trabalho que elaborará o novo Guia. A publicação visa auxiliar os governos municipais nas etapas relacionadas ao encerramento de mandato, envolvendo conteúdo sobre transição de governo, prestação de contas, regras eleitorais, e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão local.
Com a proximidade das eleições municipais, a meta é entregar o material para os gestores públicos – prefeitos, secretários e corpo técnico – até o final deste ano. “A ideia é capacitar prefeitos que estejam saindo e os prefeitos que estejam chegando para que façam uma transição de governo efetiva e principalmente uma condução eficaz da gestão pública”, explicou Fábio.
O Guia será semelhante a “Agenda de Gestão Municipal”, produto criado pelo CFA em 2019 para facilitar as rotinas e os procedimentos diários de uma prefeitura. Entretanto, o “Guia do Prefeito + Brasil” terá mais detalhes além de informações como prazos, obrigações e outros compromissos pertinentes a gestão municipal.
Além disso, a publicação também trará informações sobre ações desenvolvidas pelo CFA em prol da gestão pública, como o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo que faz um raio x da gestão dos municípios, e o Guia da Boa Gestão do Prefeito.
“A participação do CFA nesse trabalho é fundamental, pois coloca o Conselho como parceiro importante na construção de políticas públicas de gestão nas prefeituras municipais de todo o Brasil”, avaliou Fábio Macedo.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA