No momento, você está visualizando CFA e MEMP realizam 1ª reunião de 2026 e entregam resultados para subsidiar políticas públicas

CFA e MEMP realizam 1ª reunião de 2026 e entregam resultados para subsidiar políticas públicas

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (12) a 1ª reunião de trabalho do exercício de 2026 relativa ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Sistema CFA/CRAs e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). A parceria entre o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Ministério tem como objetivo estabelecer um canal convergente de acesso a informações, ferramentas de gestão e de capacitação voltadas aos profissionais de Administração, inscritos nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), e aos empresários e empregados de MPEs (micro e pequenas empresas), em âmbito nacional.

Participaram do encontro o diretor da Câmara de Formação e Educação (CFE) do CFA, Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende, o secretário nacional de Ambiente de Negócios do MEMP, Maurício Pinto Pereira Juvenal, além do chefe de gabinete, Dayvidson Roque, e da Diretora Nacional de Registro Empresarial e Integração do MEMP, Flávia Britto. Durante a reunião, foram entregues os principais resultados de um levantamento realizado junto a micro e pequenos empreendedores, com o objetivo de identificar necessidades, desafios e demandas por capacitação, além de subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Segundo o diretor da CFE, a iniciativa reafirma o compromisso institucional do CFA com o fortalecimento do ambiente de negócios no país. “Este é um compromisso do Conselho Federal de Administração com o Ministério da Micro e Pequena Empresa de realizar um levantamento junto a micro e pequenos empreendedores para tentar entender as necessidades e as dores que esse grupo econômico possui. Buscamos identificar também quais são as necessidades de capacitação e como as políticas públicas podem ser importantes para o impulsionamento desses microempresários. Colaboramos com essa pesquisa por meio da Câmara de Formação e Educação do CFA e realizamos a entrega desses principais números, que irão subsidiar políticas públicas e ações do próprio Conselho, inclusive eventos em parceria”, destacou.

Ele também ressaltou a importância de que as ações cheguem diretamente ao público final. “Identificamos que as ações precisam atingir o público final, que são os microempreendedores. Existe a possibilidade de, em breve, termos ações estaduais integrando o CFA e o MEMP, para que os empresários conheçam as ferramentas e recursos disponíveis para o desenvolvimento dos negócios e para a sustentabilidade econômica”, completou.

Para o secretário nacional de Ambiente de Negócios, os dados apresentados representam um passo decisivo para a construção de políticas públicas mais assertivas e estruturantes. “O gestor público, em geral, tem uma mania de atuar por inspiração. O Brasil já não comporta mais esse tipo de atuação. O dado é o parâmetro para que possamos ter assertividade na formulação da política pública. Esses números que vocês trazem hoje são balizadores para entendermos se quem empreende no Brasil busca mais crédito para capital de giro ou para investimento. Percebemos, por exemplo, que o investimento em infraestrutura aparece com grau de importância até maior do que o fluxo de caixa do dia a dia”, afirmou.

Ele acrescentou que os dados serão encaminhados à equipe técnica do Ministério para aprofundamento das análises. “São informações relevantes que agora serão entregues à equipe técnica para que possamos ter mais assertividade na formulação da política. Não pode ser uma política de governo baseada em afinidades pessoais, mas uma política de Estado, capaz de construir legado. A ciência de dados hoje nos oferece a oportunidade de estruturar políticas de longo prazo, capazes de corrigir distorções históricas e enfrentar desigualdades socioeconômicas. O papel que o Conselho Federal de Administração desenvolve ao trazer esse subsídio é fundamental para que, a médio e longo prazo, possamos construir um país melhor”, concluiu.

A reunião reforça o compromisso do Sistema CFA/CRAs com a qualificação da gestão, o fortalecimento das micro e pequenas empresas e a construção de políticas públicas baseadas em evidências, em benefício do desenvolvimento econômico e social do Brasil.