Programa de auxílio à reconstrução da economia gaúcha é gratuito
Com o objetivo de ajudar os empresários gaúchos que sofreram perdas nos negócios devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, membros do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração se reuniram com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na última sexta-feira, 14/6.
Na reunião virtual, os representantes da profissão no Brasil apresentaram e solicitaram apoio do governo para ampliar o projeto de mentoria desenvolvido para socorrer as micro e pequenas empresas de todo o estado para avaliar a participação do governo no projeto.
“Inicialmente, o projeto era destinado apenas às pessoas jurídicas registradas no CRA-RS, mas com adesão de outros regionais, como Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo e Pernambuco, e com apoio do Conselho Federal de Administração, foi possível um pré-escopo abrangendo então todas as micro e pequenas empresas das cidades do Rio Grande do Sul que estão incluídas no decreto de calamidade pública, explicou o presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul”, Adm, Flávio Abreu.
Além de Abreu, na reunião também estiveram o Adm. Mauro dos Santos Leonidas e Herson Freitas, diretor e coordenador da Câmara de Comunicação e Marketing do CFA, respectivamente, e a Admª. Herlígenas Corrêa de Oliveira Araújo, vice-diretora de Formação Profissional do CFA. Já o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte foi representado pelo chefe de Gabinete Dayvison Araujo Roque, a Diretora Nacional de Registro Empresarial e Integração Flavia Regina Britto Gonçalves, a coordenadora Jurídica Cinthia Queiroz e coordenadora da Secretaria Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte Kamila Ferreira.
A mentoria gratuita para micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul será em áreas específicas, como financeira, logística, plano de negócios, gestão de pessoas, marketing, empreendedorismo e captação de recursos. Ao todo, nove áreas serão contempladas pelo programa. O acompanhamento será feito de forma voluntária por profissionais de Administração, sem custo e sem vínculo empregatício entre o mentor e a empresa beneficiada.
O programa de mentoria para processo de reconstrução da economia gaúcha é uma iniciativa ligada ao projeto Amplifica RS, da Câmara de Micro e Pequenas Empresas do CRA-RS.
“Esse programa de mentoria para as empresas seria feito inicialmente em duas cidades do estado, Bagé e Uruguaiana. Porém, com esse evento climático adverso, em primeiro momento, a gente resolveu ampliar para todas registradas, e agora, para todas as micro e pequenas empresas das cidades atingidas pela calamidade. Neste momento tão difícil que estamos passando, precisamos juntar esforços para fortalecer nossa economia e reconstruir o Rio Grande do Sul”, destaca Abreu.
Os interessados em receber a mentoria, de forma gratuita, devem se cadastrar por meio de um formulário disponível no site.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA