Você está visualizando atualmente CFA e CRA-AC realizam workshop para disseminar boas práticas de gestão

CFA e CRA-AC realizam workshop para disseminar boas práticas de gestão

O Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC) realizaram, no último dia 7,  uma capacitação sobre Workshop de Gestão Pública – IGM-CFA. O treinamento objetivou disseminar boas práticas de gestão e oferecer dados específicos para tomadas de decisões dos municípios acreanos e brasileiros.

A ferramenta utilizada no treinamento foi o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), elaborado com base em dados oficiais brasileiros de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e outros. O estudo contempla áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e transparência.

A principal característica do IGM-CFA é permitir visão ampliada sobre dimensões de governança pública, em especial para os âmbitos fiscal, de gestão e desempenho. Ele ainda contém um conjunto de metas a serem atingidas pelos municípios, detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

Segundo o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Macêdo, com o IGM-CFA será possível os profissionais de administração atuarem como assessores, consultores ou mesmo cargos em comissão junto às administrações municipais. “Eles poderão comparar o desempenho de municípios observando suas diferentes realidades, uma vez que a ferramenta permite classificar as cidades por diferentes aspectos, como renda per capita e população.”, disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Administração do Acre, Rui Feitosa, trazer ao Acre conhecimento no uso de ferramentas desenvolvidas pelo CFA, “é demonstrar que estamos buscando o aprimoramento da gestão na qualificação dos profissionais de administração do Acre”.

O coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Frederick, também participou do treinamento e citou o quão importante é esse momento para qualificar os profissionais de administração para atuarem em um campo tão carente de profissionalização especializada, pois tocar a gestão pública é desafiador, suprir as necessidades do cidadão é um dever do gestor municipal.

 

Assessoria de Comunicação CFA

Com informações do CRA-AC