Você está visualizando atualmente CFA e CFBio se reúnem para discutir cooperação tecnológica e atuação profissional

CFA e CFBio se reúnem para discutir cooperação tecnológica e atuação profissional

Na última quinta-feira, 7 de março, na sede do Conselho Federal de Biologia (CFBio) em Brasília-DF, aconteceu um encontro de grande importância para a eficiência e transparência das atividades de fiscalização na área da Biologia. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo José Macedo; do Presidente do Conselho Regional de Biomedicina 3ª Região (CRBM-3), Renato Pedreiro Miguel; do Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) por Goiás, Sérgio Antônio Machado; e da Analista de Dados do CFA, Bianca Leite. A equipe foi recebida pela Presidente do CFBio, Alcione Azevedo; pelo Assessor da Presidência, Atenágoras Carvalhais; e pelo Gerente Geral, Diego Araújo.

A reunião abordou dois temas principais. Com os representantes do CFA, foi discutida a utilização do Aplicativo Prospecta, uma iniciativa desenvolvida a partir da parceria entre o CFA, os CRAs, a Receita Federal e o Ministério do Trabalho. Esse aplicativo visa otimizar os processos de fiscalização de empresas, promovendo maior organização e seleção de dados com base em informações oficiais da Receita Federal.

Uma das características mais destacadas do Prospecta é sua capacidade de fornecer uma atualização constante das informações, aliada à praticidade na localização de dados sobre empresas e suas atividades específicas. Quando aplicado pelo Sistema CFBio/CRBios, o Prospecta facilitará significativamente a fiscalização direcionada às empresas que, embora possuam a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) na área da Biologia, não estão devidamente regularizadas. Foi também apresentado outro sistema, desenvolvido pelo Conselho Regional de Administração do Ceará, voltado à gestão cadastral.

A Presidente do CFBio, Alcione Azevedo, expressou sua satisfação com o potencial do aplicativo para aprimorar os processos de fiscalização. Ela enfatizou: “A utilização desse recurso tecnológico não apenas aumentará a eficiência das fiscalizações, mas também terá um impacto positivo na economia, estimulando a abertura de mais postos de trabalho por meio do aumento do número de regularizações”.

Já com o Presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel, e o Conselheiro Federal do CFBM, Sérgio Antonio Machado, foram abordados diversos assuntos de interesse comum, tais como áreas de atuação comuns, Projetos de Lei de interesse comum, entre outros temas relevantes para o avanço dos Biomédicos e Biólogos.

A reunião foi marcada por um clima de cooperação e comprometimento entre os representantes dos conselhos presentes. Todos concordaram com a importância de adotar soluções inovadoras e tecnológicas para garantir a transparência e a eficiência das atividades de fiscalização, além dos bons resultados adquiridos com o compartilhamento de técnicas e experiências positivas na gestão dos conselhos de profissões regulamentadas.

Com a implantação do Aplicativo Prospecta e o compromisso demonstrado pelos líderes dos conselhos em manter o intercâmbio de informações, a atual gestão do CFBio confirma um dos compromissos assumidos para o Sistema CFBio/CRBios, dando mais um passo em direção a uma fiscalização mais eficaz e responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização das atividades dos biólogos no país.


Texto e fotos: Comunicação CFBio