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CFA dá orientações para implantação do SEI no Conselho Federal de Química

Primeira entidade de fiscalização profissional a implantar, em 2016, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Conselho Federal de Administração (CFA) é referência na adoção da ferramenta em toda sua estrutura. Por esse motivo, a autarquia tem sido consultada por outros órgãos interessados no sistema. É o caso do Conselho Federal de Química (CFQ) que, por meio de Ofício, solicitou o apoio do CFA no processo de conhecimento e inserção do SEI.

De pronto, o CFA atendeu ao chamado. Em reunião com servidores do CFQ, membros da Comissão Especial do Sistema Eletrônico de Informação (CESEI) no CFA que atuou na implantação e segue responsável pelas atualizações do SEI no Sistema CFA/CRAs deram orientações sobre a infraestrutura informática necessária e falaram sobre os desafios e a experiência de levar o SEI para todas as regionais do Sistema CFA/CRAs.

Também esclareceram sobre a criação do processo de tramitação de documentos, a estruturação do Protocolo e a aplicação de regras na gestão documental, entre outros pontos.

 

O CFA também deu sugestões pontuais sobre como seguir o roteiro de implantação e se manteve à disposição para sanar outras dúvidas, a fim de dar continuidade a essa parceria e colaborar no cumprimento do prazo de seis meses dado pelo TRF4 ao CFQ para a conclusão dos procedimentos de implantação, conforme Acordo firmado.

Participaram da reunião os seguintes servidores do CFA membros da CESEI: Ana Maria Ferreira, líder do Processo; Hércules Martins, gestor de Processo; Tiago Daniel, responsável pela Infraestrutura; e Cassio de Mattos, responsável pelo Relacionamento.

Cooperação

O SEI é uma plataforma de gestão documental desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), cedida gratuitamente à Administração Pública. O uso dessa solução de processo eletrônico é formalizado por Acordo de Cooperação Técnica com o tribunal.

A cessão gratuita segue a premissa de que órgãos e entidades que já tenham passado pela adaptação possam oferecer assistência aos que venham a instituir a ferramenta em seus fluxos.

O uso do SEI tem facilitado a gestão documental no CFA e proporcionado a economia de recursos, bem como a contribuição na preservação ambiental, por exemplo com a redução a quase zero no uso de papel.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.